Na atualidade, cabe ao professor buscar formas de utilização dos programas televisivos em sala de aula, além de ensinar aos alunos uma leitura crítica da programação e da linguagem nela contida. Podem ser usados programas das emissoras comerciais ou públicas, de caráter educacional, jornalístico ou de entretenimento. O mais importante é envolver o ato de assistir a um programa com uma motivação educacional.
Embora as emissoras apresentem seus programas educativos como uma iniciativa própria, na verdade, estão apenas cumprindo a lei. Tanto que esses programas são produzidos com baixo orçamento e transmitidos em horários pouco acessíveis à maioria dos telespectadores. Isso determina menor qualidade e audiência e menor interesse de possíveis anunciantes.
Por outro lado, nas emissoras de televisão públicas, os programas educacionais estão muito mais presentes, com grande potencial de uso na educação. Apesar disso, o audiovisual educativo veiculado na televisão tem sido pouco usado no ambiente escolar.
Talvez isso ocorra porque nossos educadores não têm uma formação metodológica suficiente para que possam articular a apresentação de conteúdos por meio audiovisual, o que propiciaria maior estímulo à percepção do que um texto oral.
A programação da televisão comercial pode e deve ser usada como ferramenta de apoio ao aprendizado. Entretanto, o professor deve explorar o uso dessa mídia em várias etapas.
Vejamos:
1.Debate sobre a recepção dos alunos ao programa, de forma mais espontânea.
2.Reflexão mais aprofundada sobre os possíveis sentidos das mensagens passadas pelo programa, em que se busca uma visão mais madura dos significados.
3.Estudos em grupos ou individuais, com a apresentação dos resultados para a própria turma e até mesmo outras turmas da escola, além de uma atividade de autoavaliação.
Como um meio de comunicação muito próximo da maioria dos alunos, a televisão, colocada em um contexto de leitura crítica, tem como grande virtude ajudar na contextualização dos conteúdos, porque faz parte do mundo real do aprendiz, tendo, muitas vezes, relação com situações reais da vida em sociedade.
Ao assistirem um programa, tendo como objetivo aprender algo, os alunos tendem a desenvolver a capacidade e a qualidade da observação e da atenção, sem contar que desenvolvem melhores valores para o direcionamento do próprio lazer, enquanto, no processo de discussão, ocorre um estímulo ao desenvolvimento da capacidade de reflexão, posicionamento e argumentação.
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Por Andréa de Lélis.
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Uso das mídias como instrumento de ensino
Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino
Uso do cinema/ficção como instrumento de ensino
Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino
Uso da internet como instrumento de ensino
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