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Matemática no crescimento das plantas

A matemática a favor da sua plantação e do desenvolvimento das culturas

 

Matemática no crescimento das plantas    Artigo CPT

“Esse processo é feito diariamente pelo agricultor, para identificar doenças, surgimento de flores, frutos, pragas entre outras. Dependendo da situação que se apresenta, ele toma decisões sobre aplicação de defensivos ou de retirada de plantas doentes, de poda ou de colheita”, assim diz o professor Márcio Vieira do Curso CPT de Como Ensinar Matemática e Empreendedorismo em uma Horta Didática.


Usaremos a matemática, para auxiliar nessas tomadas de decisões. Para isso, é preciso entender alguns conceitos estatísticos.


• Amostragem: Em vez de fazer a análise de todos os indivíduos do conjunto, pegamos apenas alguns indivíduos significativos.


• Casualidade: Quando for identificar as amostras, não pode ser escolhida por critérios. É preciso que as escolhas das amostras sejam aleatórias.
Nem todas as culturas plantadas precisam ser medidas como alface (que você pode medir o diâmetro), tomate (que você pode medir do nível do chão até a gema apical, e assim por diante).


• Repetição: É a quantidade de vezes que a medição é feita daquele mesmo indivíduo ou processo. Também, é preciso que haja uma repetição nas quantidades de unidades experimentais por cultura medida.


• Controle local: É a garantia de que apenas a característica que estamos acompanhando seja variável.


Por isso, devemos escrever estratégias para esse controle, por exemplo, todas as unidades experimentais (cada uma das mudas medidas) receberão os mesmos tipos e quantidades de adubo, o espaçamento, a exposição ao sol, a irrigação, enfim, todas as variáveis estarão fixas, exceto a que queremos avaliar, que aqui pode ser, por exemplo, se há diferença nas quantidades de produção das culturas, quando se desenvolvem dentro e fora de um ambiente protegido.


A medição será feita na vertical, no tomate, pondo-se o início da fita métrica ou régua no solo e acompanhando a forma do caule, seguir até a gema apical. E pode ser feita na horizontal, por exemplo, na alface, bastando posicionar a régua no centro da planta e medir o dinâmetro.


Todos os dias em que forem feitas as medidas, elas devem ser anotadas em uma tabela. Como são medidos vários pés de cada cultura por dia, como demonstrado nas figuras anteriores, esses valores são anotados, sendo feita a média deles. A média fica como valor medido naquele dia, daquela cultura.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

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Por Eduardo Silva Ribeiro.

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