
O mercado de computadores brasileiro cresceu no primeiro trimestre de 2011, de acordo com dados da IDC – Internatinal Data Coporation. Os valores mais baixos e a facilidade de pagamento, além das novas tecnologias e da necessidade pelo equipamento, alavancaram as vendas em uma época incomum para o setor.
A demanda crescente dos meios doméstico e corporativo tem diminuído a sazonalidade do segmento. No total, foram comercializadas 3,6 milhões de máquinas, 22% a mais que o mesmo período do ano anterior. Do total vendido, 49, 5% são desktops e 50,5% notebooks. Desses, 68,6% foram destinados ao meio doméstico, 26,9% ao corporativo e apenas 4,5% para o governo e a educação.
No curso elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Manutenção de Computadores, o professor Marcos Jerônimo dos Santos lembra que, com o avanço da informática, praticamente todas as profissões dependem do computador para realizar, pelo menos, parte de seu trabalho.
“Para manter o desempenho desse grande parque implantado, as máquinas devem receber manutenção preventiva, a fim de não apresentarem problemas nem ocasionarem perda de dados importantes”, lembra o professor Santos, especialista em manutenção de equipamentos de informática.
A expectativa é de que o mercado de informática continue aquecido durante todo o ano de 2011, principalmente devido à demanda do segmento doméstico, que teve um aumento de 33% em relação ao primeiro trimestre de 2010.
Por: Clara Peron.
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