WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Profissões com emprego garantido

Conheça algumas áreas que prometem inserção mais rápida no mercado de trabalho

 

A construção é uma das áreas que mais procura por profissionais especializados. Foto: Uol.

Muitos critérios devem ser analisados ao se escolher uma profissão. Além das afinidades pessoais e do retorno financeiro, é preciso pensar nas oportunidades oferecidas pelo mercado. Confira as principais áreas de trabalho que despontarão nos próximos 10 anos:

Agronegócio: a área é bastante abrangente e por isso pode atender a diferentes perfis de profissionais. Está ligada ao desenvolvimento da agroindústria, setor que mais cresce no país. As principais oportunidades são para agrônomos, engenheiros agrícolas, de alimentos, de produção, de pesca e florestais, zootecnistas e veterinários.

Construção civil: obras ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), à Copa do Mundo e às Olimpíadas, além do aumento do poder aquisitivo da população, ajudaram no crescimento do setor. Existem oportunidades para engenheiros civis, agrimensores, hídricos, logísticos e de transportes, além de arquitetos, urbanistas, decoradores, mestres de obras e pedreiros.

Energia: com a descoberta do pré-sal, o aumento na produção de biocombustíveis e da preocupação com o desenvolvimento de energias renováveis, as principais vagas são para geólogos, especialistas em biocombustíveis, mineração, produção de cana-de-açúcar e etanol; além de engenheiros de petróleo, segurança do trabalho, de produção e químicos.

Ensino: com o aumento do poder aquisitivo da população, crescem o consumo e os gastos com educação. O governo tem subsidiado o setor, aumentando as chances de acesso ao ensino superior. Já stão em falta no mercado professores de pedagogia, ciências biológicas, geografia, história, física, matemática, química e letras, em todos os níveis de escolaridade.

Meio ambiente: as empresas têm mostrado mais interesse no desenvolvimento sustentável. Nessa área, os profissionais devem estar preparados para o uso racional dos recursos e se preocupar com a geração de energia limpa e renovável, além do reaproveitamento de materiais. São eles os químicos, engenheiros hídricos, florestais, ambientais, de biotecnologia, ecólogos, biólogos e gestores ambientais.

Saúde: esta é a área que provavelmente nunca deixará de estar em alta. No entanto, o aumento na renda dos brasileiros e o envelhecimento da população têm gerado maiores preocupações em relação à saúde. Portanto, é promissor o futuro de fisioterapeutas, médicos em todas as especialidades, educadores físicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos.

Tecnologia: em todas as áreas mencionadas anteriormente, é notável o crescimento do uso de tecnologia. As inovações surgem em ritmo acelerado e faltam profissionais para exercer as funções de domínio e desenvolvimento tecnológico. Há oportunidades para engenheiros e técnicos em telecomunicações, redes de computadores, informática e desenvolvimento de softwares.

Gestão: assim como a área de tecnologia, a gestão é comum em todas as outras. As empresas estão cada vez mais exigentes com o comando e a organização das funções empresariais, daí a maior contratação de gestores. Profissionais especializados em administração, ciências econômicas, comércio exterior, relações internacionais, marketing e gestão de recursos humanos terão grandes chances de contratação.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?