
Os peixes podem ser comercializados inteiros, em postas ou filetados, diretamente em feiras, supermercados ou peixarias.
A produção de peixes pode ser comercializada viva, para pesqueiros, ou abatida, para supermercados, hotéis e restaurantes. No caso de serem abatidos, primeiro, os animais precisam passar por um jejum de 24 horas no tanques de engorda e, posteriormente, serem capturados.
Após capturados, os peixes devem ser transferidos para um tanque de depuração com elevada circulação de água, que pode ser uma caixa de alvenaria. Nele precisam permanecer por mais um dia inteiro sem receber ração.
José Eduardo Aracena Rasguido, professor do curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica, no mesmo, que “o jejum imposto tem como objetivo eliminar, da carne dos peixes, eventual sabor de ração e de algas que podem ter sido ingeridas”.
Depois de retirados das caixas de depuração, eles devem ser imediatamente transferidos para outra caixa, contendo água e gelo. Na mesma, sofrerão um choque térmico, paralisando a circulação sanguínea, o que os levará à morte em pouco tempo.
Os peixes podem ser comercializados inteiros, em postas ou até mesmo filetados, diretamente em feiras, supermercados ou peixarias. Também pode-se comercializar a produção para indústrias de processamento, nas quais são preparados e distribuídos em maior escala, tanto no mercado interno como no externo.
Para garantir que a produção obtida será comercializada sem dificuldade, antes de instalar uma piscicultura, o produtor deverá se informar bem a respeito do mercado consumidor da sua região. Dados sobre os fornecedores, estimativa do custo de produção e margem de lucro são fundamentais.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Gabriela Prandini Simião Dias
23 de set. de 2019Gostaria de saber se tem alguma normativa em relação a essa comercialização em feiras dos peixes. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de set. de 2019Olá Gabriela Prandini,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para a comercialização dos peixes, sejam vivos ou abatidos, é necessário que siga as normas da vigilância sanitária, ou então, do orgão de fiscalização agropecuária do seu estado.
Atenciosamente,
Victor Sampaio