
“Na aquaponia, peixes ou camarões são produzidos com hortaliças, em um sistema integrado, sustentável e inovador. No cultivo aquapônico, um organismo fornece ao outro o que precisa. Como o reaproveitamento da água e dos nutrientes é contínuo, eles são usados, de forma racional, na quantidade correta.”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Mestre em Aquicultura e professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.
Uma das principais vantagens do sistema aquapônico é o volume espantoso de água economizada. O produtor consegue economizar 90% de água em comparação a outros sistemas agrícolas convencionais. Além disso, os efluentes não são lançados ao meio ambiente. Sem falar que tanto os peixes como as hortaliças são livres de antibióticos e agrotóxicos, o que agrega maior valor aos produtos.
O manejo aquapônico permite o monitoramento por leigos, em produção doméstica, até mesmo em áreas menores, como varandas e quintais. Entretanto, o local deve ser estrategicamente escolhido para que o sol incida nele cinco horas diárias (ou mais). No caso das hortaliças, elas podem ser colhidas, cerca de quatro semanas, após o plantio, contanto que sejam de ciclo curto. Como recebem nutrientes balanceados, elas se desenvolvem viçosas e bonitas.
O sistema funciona basicamente da seguinte forma: os peixes consomem ração e excretam dejetos nutritivos na água. Trata-se de um tipo de adubação orgânica com excremento dos peixes. Do tanque, a água com o adubo é bombeada até o local onde estão plantadas as hortaliças. Quando elas absorvem esses nutrientes, a água é purificada e retorna ao tanque onde vivem os peixes. De fato, um sistema de produção incrível!
No Curso Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia, o professor Giovanni Oliveira aborda assuntos indispensáveis a todos os aquicultores e horticultores, que buscam negócios rentáveis, e a interessados em investir no ramo. Então, o que você, empreendedor, está esperando? Aproveite para investir em um negócio sustentável e lucrativo! Qualifique-se com excelência e siga rumo ao sucesso!
Confira o programa completo do curso:
INFRAESTRUTURA: CONSTRUÇÃO E EQUIPAMENTOS PARA O SISTEMA AQUAPÔNICO
Principais tipos de Aquaponia
Layout e tipos de estufa
Escolha do local
Tanques de cultivo de peixes
Canais e canteiros de cultivo aquapônico
Equipamentos e materiais
Dimensionamento da produção
MANEJO OPERACIONAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO NO SISTEMA AQUAPÔNICO
Decantadores/clarificadores
Filtro biológico ou biofiltro
Lagoa de autodepuração
Parâmetros da água circulante
MANEJO OPERACIONAL PRODUTIVO DO SISTEMA AQUAPÔNICO
Manejo dos peixes
Arraçoamento da tilápia/despesca e destinação
Manejo dos vegetais
Controle de pragas e doenças/colheita
GESTÃO DA PRODUÇÃO E CONTROLE DE CUSTOS DO SISTEMA AQUAPÔNICO
Gestão produtiva
Quer uma prévia do Curso Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura.
Leia o artigo "Piscicultura intensiva e sustentável."
Fonte: embrapa.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.