WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criar peixes e plantar hortaliças ao mesmo tempo é possível? Sim, é!

Criar peixes e plantar hortaliças ao mesmo tempo é possível? Sim, é! A esse sistema, dá-se o nome de aquaponia. Essa interação traz uma série de vantagens para plantas, peixes, água e ao homem

Criar peixes e plantar hortaliças ao mesmo tempo é possível? Sim, é!   Artigos Cursos CPT

 

Criar peixes e plantar hortaliças ao mesmo tempo é possível? Sim, é! A esse sistema, dá-se o nome de aquaponia. “Há um crescente número de grandes e pequenos produtores de frutas e hortaliças nesses sistemas sem solo. Para eles, seus produtos não são menos orgânicos que daqueles cultivados no solo”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

“Pelo contrário, a hidroponia traz benefícios ambientais devido à reutilização de água; sociais, devido à melhor ergonomia com a qual se trabalha; e econômicos, devido à maior produtividade e, principalmente, por conta da redução dos efeitos da sazonalidade”, dá ênfase o professor.

O sistema de aquaponia torna a hidroponia mais sustentável por reduzir ainda mais o consumo de água e incorporar o componente “animal” na dinâmica produtiva. O peixe, por sua vez, realiza a conversão de ração e outros alimentos “não considerados orgânicos” em nutrientes solúveis mais estabilizados, comparados aos adubos químicos convencionais, permitindo maior aproveitamento dos nutrientes presentes nos resíduos, provenientes do cultivo dos peixes, que seriam descartados no meio ambiente.

Essa interação e dinâmica físico-química e microbiológica, ao que parece, traz uma série de vantagens para plantas, peixes, água e ao homem (consumidor consciente). “Uma das grandes vantagens refere-se à segurança alimentar desses produtos, tanto vegetais quanto animais, já que o sistema prioriza a simbiose entre os organismos presentes no sistema, sem utilização de defensivos químicos, com reduzida utilização de fertilizantes químicos”, finaliza Thiago Archangelo Freato.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
- Aquaponia: o que é e qual a sua vantagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!