
A Artêmia é um crustáceo que mede de 8 a 10 cm, tem cor variável e é bioluminescente em torno do corpo. É encontrado abundantemente em água salgada, mas pode sobreviver por um pequeno período em água doce.
Ao locomover-se, nada sempre de dorso, com o ventre para cima, para a luz ou claridade do ambiente em que se encontra (telotaxia ventral). Alimenta-se de plancto, microalgas, fungos, mucilagens produzidas pelas algas, matéria orgânica, e outros, sendo possível, também, dar-lhe alimento artificial, como o amido sob a forma de maisena, farinha de peixe, de cerveja, entre outras.
A Artêmia é um dos melhores alimentos para alevinos e peixes novos, já que é muito rica em proteína. No entanto, deve ser colhida, lavada e coada antes de ser oferecida aos peixes e alevinos para que o sal não altere as condições do aquário. Além disto, deve ser colhida em quantidade suficiente para apenas uma refeição, evitando que morram no aquário.
O ciclo de vida da Artêmia é o seguinte: ovo (até a eclosão), náuplius (larvas após a eclosão), jovem (6 dias de idade) e adulto (quando atinge 10 dias de idade). O tempo de vida da Artêmia é de 12 meses. Em qualquer fase de sua vida, a Artêmia pode ser fornecida como alimento a peixes e alevinos.
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Rural News.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

LINDOMAR LIMA FONSECA
28 de abr. de 2022O que se dá para as artêmias quando eclode os ovos.? Com. Quantos dias de Nascimento se alimenta ?

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de mai. de 2022Olá, Lindomar! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Ovos eclodem em 2 dias e, cerca de 5 dias depois, os alevinos já podem vir a receber alimento, como náuplios de artêmia, uma vez que já estarão nadando.
Abraços!
Ingrid Filomeno