WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vantagens da IATF vão para além da programação dos nascimentos

As vacas tratadas com protocolos de IATF apresentam maior taxa de cio e prenhez durante a estação de monta

No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

São muitos os benefícios proporcionados pela implantação de um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, tem sido cada vez mais adotada nos rebanhos bovinos em todo o Brasil.

Quando a IATF é utilizada adequadamente, pelo menos 50% das fêmeas sincronizadas emprenham com apenas uma inseminação artificial. Aquelas que não conceberem nessa primeira rodada podem se novamente sincronizadas ou colocadas com touros para repasse.

Além disso, as vacas tratadas com protocolos de IATF que não se tornaram gestantes na primeira tentativa tendem a apresentar maior taxa de cio e prenhez durante a estação de monta que as não tratadas. Isso aumenta a eficiência reprodutiva do rebanho.

O professor Dr. Luis Fonseca Matos, no curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que “os resultados esperados de taxa de prenhez situam-se entre 40 e 60% e dependem, principalmente, de três fatores: condição corporal, ciclicidade e período pós-parto”.

Ainda podemos considerar outros fatores que colocam a IATF como um procedimento vantajoso para os produtores. No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!