WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vantagens da IATF vão para além da programação dos nascimentos

As vacas tratadas com protocolos de IATF apresentam maior taxa de cio e prenhez durante a estação de monta

No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

São muitos os benefícios proporcionados pela implantação de um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, tem sido cada vez mais adotada nos rebanhos bovinos em todo o Brasil.

Quando a IATF é utilizada adequadamente, pelo menos 50% das fêmeas sincronizadas emprenham com apenas uma inseminação artificial. Aquelas que não conceberem nessa primeira rodada podem se novamente sincronizadas ou colocadas com touros para repasse.

Além disso, as vacas tratadas com protocolos de IATF que não se tornaram gestantes na primeira tentativa tendem a apresentar maior taxa de cio e prenhez durante a estação de monta que as não tratadas. Isso aumenta a eficiência reprodutiva do rebanho.

O professor Dr. Luis Fonseca Matos, no curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que “os resultados esperados de taxa de prenhez situam-se entre 40 e 60% e dependem, principalmente, de três fatores: condição corporal, ciclicidade e período pós-parto”.

Ainda podemos considerar outros fatores que colocam a IATF como um procedimento vantajoso para os produtores. No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e, há redução de 1/3 dos touros de repasse.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?