
A expectativa é de que o comércio e a indústria contratem 139 mil colaboradores temporários em todo o Brasil.
As oportunidades de trabalho estão “pipocando”, principalmente nos shoppings das grandes cidades. A maior oferta tem sido no Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Neste final de ano, a expectativa é de que o comércio e a indústria contratem 139 mil colaboradores temporários em todo o Brasil. De acordo com a associação do setor, para conquistar uma dessas vagas é importante que o candidato prepare seu currículo destacando estrategicamente qualidades, como compromisso, motivos de interesse no cargo, além de saber potencializar suas qualificações.
Para o professor e consultor de empresas, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “um currículo bem elaborado é um grande auxiliar de quem procura emprego, facilitando ainda o trabalho da pessoa que seleciona. A qualificação conta muitos pontos, como formação acadêmica, cursos, sendo importante destacar também suas realizações”.
A previsão é que 39 mil pessoas, ou seja 28%, sejam efetivadas. Quem passou por essa contratação temporária e depois foi integrado à empresa no último ano, acredita que os requisitos principais são esforço, simpatia e prazer na atividade.
Segundo o professor Pedro Moreira, especialista em marketing, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para ser um bom atendente, o funcionário “precisa estar preparado para atuar como um investigador da natureza humana, sabendo distinguir a personalidade do cliente e como esta age sobre as suas decisões de compra. Ele também deve interpretar as atitudes e as falas de forma que as informações obtidas gerem mais vendas”.
Outra condição importante a ser avaliada pela pessoa que almeja entrar no mercado de trabalho por essa oportunidade, é saber lidar com a pressão para as vendas. O sistema exige que se trabalhe com metas, situações adversas, como lojas extremamente cheias e muitos clientes para serem atendidos, e horários disponíveis para ir além do expediente. Por isso, o emocional é muito avaliado na contratação, principalmente por lojistas.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.