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Recepcionista: a comunicação pode facilitar ou dificultar suas relações

O recepcionista comunica durante o seu trabalho em tempo integral. É através da comunicação que ele conseguirá estabelecer uma relação de confiança e de qualidade com os clientes



O receptor de uma comunicação, o ouvinte, nunca assimila passivamente uma mensagem, reagindo à significação em função de suas preocupações, de seu sistema de referências pessoais.


“Em muitas situações, falamos e não somos compreendidos, e nem sempre ouvimos o que as pessoas querem nos fazer entender, ou seja, a dificuldade da comunicação humana é que o significado captado pelo ouvinte pode não ser exatamente a mensagem que o emissor quis transmitir”, afirma Ana Paula Barbosa, Professora do Curso CPT Treinamento de Recepcionista.


O recepcionista comunica durante o seu trabalho em tempo integral, seja face a face e ou por telefone, com cliente interno e externo da empresa. É através deste recurso que conseguirá estabelecer uma relação de confiança e de qualidade com os clientes. “A comunicação é o ponto chave do atendimento da recepção das empresas de qualidade”, relata Ana Paula.


Recepcionista: a comunicação pode facilitar ou dificultar suas relações


A comunicação acontece em dois códigos:


I- Comunicação Verbal:
É a transmissão da mensagem através da fala e escrita. Para a linguagem verbal ser eficiente, na transmissão de mensagens, é necessário que o emissor utilize palavras cujo significado seja entendido por ele e pelo receptor.

II- Comunicação Não-verbal:
É a transmissão da mensagem através das expressões corporais, gestos, olhar, posturas, vestuário, tom de voz.


Seu tom de voz e sua expressão facial dizem mais que palavras. O tom, a inflexão de voz e a expressão facial são responsáveis por 93% de sua mensagem. As palavras reais são responsáveis por, somente, 7%. Para que a comunicação alcance o impacto positivo é preciso que exista coerência entre os sistemas verbal e não-verbal.


Para que se estabeleça um clima de respeito, confiança e cooperação é importante que a comunicação seja assertiva, e objetive o autocrescimento e o crescimento do outro, num processo de dar e receber. “A comunicação Verbal e Não-verbal combinam para formar um estilo pessoal que é único para cada comunicador. A qualidade nos relacionamentos está intimamente ligada à qualidade da comunicação”, finaliza Ana.


*Ana Paula Barbosa é Psicóloga Clínica e Empresarial, com pós-graduação em Educação Tecnológica.


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Por Silvana Teixeira.

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Comentários

Luzia Neves

12 de out. de 2023

As informações são suficientemente claras

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de out. de 2023

Olá, Luzia Neves! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

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