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Recepcionista: a comunicação pode facilitar ou dificultar suas relações

O recepcionista comunica durante o seu trabalho em tempo integral. É através da comunicação que ele conseguirá estabelecer uma relação de confiança e de qualidade com os clientes

Recepcionista: a comunicação pode facilitar ou dificultar suas relações   Notícias Cursos CPT

 

O receptor de uma comunicação, o ouvinte, nunca assimila passivamente uma mensagem, reagindo à significação em função de suas preocupações, de seu sistema de referências pessoais. “Em muitas situações, falamos e não somos compreendidos, e nem sempre ouvimos o que as pessoas querem nos fazer entender, ou seja, a dificuldade da comunicação humana é que o significado captado pelo ouvinte pode não ser exatamente a mensagem que o emissor quis transmitir”, afirma Ana Paula Barbosa, Professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Recepcionista, em Livro+DVD e Curso Online.

O recepcionista comunica durante o seu trabalho em tempo integral, seja face a face e ou por telefone, com cliente interno e externo da empresa. É através deste recurso que conseguirá estabelecer uma relação de confiança e de qualidade com os clientes. “A comunicação é o ponto chave do atendimento da recepção das empresas de qualidade”, relata Ana Paula.

A comunicação acontece em dois códigos:


I- Comunicação Verbal:
É a transmissão da mensagem através da fala e escrita. Para a linguagem verbal ser eficiente, na transmissão de mensagens, é necessário que o emissor utilize palavras cujo significado seja entendido por ele e pelo receptor.

II- Comunicação Não-verbal:
É a transmissão da mensagem através das expressões corporais, gestos, olhar, posturas, vestuário, tom de voz.

Seu tom de voz e sua expressão facial dizem mais que palavras. O tom, a inflexão de voz e a expressão facial são responsáveis por 93% de sua mensagem. As palavras reais são responsáveis por, somente, 7%. Para que a comunicação alcance o impacto positivo é preciso que exista coerência entre os sistemas verbal e não-verbal.

Para que se estabeleça um clima de respeito, confiança e cooperação é importante que a comunicação seja assertiva, e objetive o autocrescimento e o crescimento do outro, num processo de dar e receber. “A comunicação Verbal e Não-verbal combinam para formar um estilo pessoal que é único para cada comunicador. A qualidade nos relacionamentos está intimamente ligada à qualidade da comunicação”, finaliza Ana.

*Ana Paula Barbosa é Psicóloga Clínica e Empresarial, com pós-graduação em Educação Tecnológica.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

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Por Silvana Teixeira.

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