Algumas pessoas já nascem com certas aptidões para a área de vendas. No entanto, é possível desenvolver habilidades para se tornar um bom vendedor, a partir de muito estudo e dedicação. O diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, Mário Rodrigues, em entrevista à Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, listou as competências de um bom profissional de vendas. Confira:
Disciplina: para ele, é ter certeza dos objetivos profissionais e fazer o necessário para alcançá-los.
Networking: manter uma rede de relacionamentos é fundamental para sobreviver no mundo das vendas.
Comunicação: não é necessário usar palavras bonitas, o importante é saber se expressar, de maneira clara e correta.
Tenacidade comercial: é a vontade de seguir em frente para alcançar o objetivo. Não se abater por algum problema, ser persistente.
Criatividade: Mário Rodrigues acredita que um bom vendedor precisa buscar “fazer diferente” para assim alcançar resultados diferentes e melhores.
Capacidade investigativa: o vendedor precisa entender o que deseja o cliente, saber quais são as necessidades dele para assim poder indicar o melhor produto.
Empatia: é a capacidade de saber se colocar no lugar do outro. Ou seja, compreender as necessidades do cliente e tratá-las de maneira adequada.
Adaptabilidade: como existem diversos perfis de clientes, é preciso que o vendedor saiba se adaptar a todos eles. Com a postura certa, o objetivo da venda será mais facilmente atingido.
Por: Maria Clara Corsino.
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