
Em locais mais quentes, os morangos possuem acidez mais elevada e, nos ambientes de clima mais ameno, os frutos são mais adocicados.
O morango é uma planta herbácea, rasteira, de pequeno porte e perene. Propaga-se por estolhos e suas folhas são compostas por folíolos e flores brancas ou róseas. O morangueiro prefere ambientes com temperatura amena e, para a polinização, as abelhas são extremamente importantes.
A fruta possui poucas calorias e muitas fibras, além de bioflavonoides que ajudam a evitar alguns tipos de câncer. É também uma grande fonte de vitamina B1 e C, de cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Nativo da América, o morango se espalhou pelo mundo, principalmente na Europa, devido a sua facilidade de produção.
O professor Dr. Afonso Peche, pesquisador do IAC – Instituto Agronômico de Campinas e coordenador do curso Produção de Morango Orgânico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que “a influência do clima no plantio de morangos é de grande importância tanto na formação de mudas como na produção de frutos”.
Segundo Peche, em locais mais quentes, os morangos possuem acidez mais elevada e, nos ambientes de clima mais ameno, os frutos são mais adocicados, firmes e com aroma mais acentuado.
Outro fator climático que influencia o desenvolvimento da planta é o “comprimento do dia” ou “fotoperíodo”. Em dias mais longos, como no final da primavera e no verão, os cultivares de dias curtos tendem a vegetar, formando estolhos. Já em dias menores, a frutificação é estimulada.
Quanto aos solos, o professor Peche ensina, no curso do CPT, que “o morangueiro prefere solos levemente ácidos, com pH na faixa de 5,5 a 6,0”. Peche acrescenta que para o sucesso da cultura é interessante que a terra esteja rica com matéria orgânica e textura areno-argilosa.
A drenagem do solo é um fator muito importante, pois a planta não tolera um mínimo de encharcamento. Por isso, Peche ressalta que é importante verificar a presença de manchas no solo e promover as análises individuais sempre que necessário.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.