
“Conscientes quanto à manutenção da boa saúde, os consumidores têm buscado produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos”, afirma Jacimar Souza, professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino. Com isso, a produção de orgânicos tem aumentado significativamente no Brasil. Se considerarmos apenas a cidade de Goiânia, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, mais de 20% da população, em algum momento, já consumiu orgânico.
As projeções indicam um crescimento ainda maior de até 25% ao ano. Não é mera coincidência que os agricultores orgânicos têm planejado produzir em grande escala. Daniela Ferreira de Sousa, nutricionista, ressalta que a queda no preço dos produtos sem agentes químicos também tem proporcionado aumento na demanda. Na verdade, os orgânicos estão mais acessíveis ao bolso diferentemente de quando eram novidade no mercado.
Hoje, todos querem investir nesse lucrativo negócio, que não para de crescer. Algumas cooperativas de orgânicos começaram a atender o mercado externo. Entretanto, os produtores devem intensificar a produção para suprir a grande demanda. “A maior parte da produção nacional de orgânicos ainda ocorre em pequena escala”, diz Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura.
Segundo a coordenadora da SNA, embora variada, a produção de orgânicos tem muito a se desenvolver até ser comparada à escala produtiva de cana-de-açúcar no país. Nesse contexto, o produtor Roberto Lunardelli, da Fazenda da Mata, na Região Metropolitana de Goiânia, acredita ser possível aumentar a escala de produção de orgânicos e oferecer produtos diferenciados ao mercado.
Sua meta é se tornar um dos maiores produtores e exportadores de frutas e hortaliças orgânicas seguindo os preceitos da sustentabilidade. Em sua propriedade, só de área preservada são 60%. “Isso não nos impede de produzir orgânicos de qualidade e em larga escala. Atualmente, vendemos para empórios, restaurantes e supermercados em Anápolis, Goiânia e Rio Verde”, comenta Roberto.
Na propriedade de Lunardelli, são mais de 100 mil orgânicos produzidos por mês, com a participação de 35 profissionais, incluindo engenheiros agrônomos. A centralização do trabalho reduz os custos de produção, o que permite a Lunardelli praticar preços bem acessíveis no mercado consumidor. Além disso, as hortaliças e frutas orgânicas sempre estão disponíveis nas prateleiras graças à boa logística.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura Orgânica.
Leia o artigo "Agricultura familiar aliada à agricultura natural."
Fonte: organicsnet.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.