
“Nos últimos anos, os orgânicos têm alcançado grande demanda no mercado nacional, tendo em vista as mudanças de hábito dos brasileiros. A maioria busca alimentos saudáveis, com um importante diferencial: que sejam livres de agrotóxicos e aditivos químicos”, afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino em Livro+DVD e Online.
O mercado de orgânicos estima um aumento de 15% a 20% ainda esse ano mesmo com baixos investimentos no setor. Segundo Cobi Carvalho, diretor da Organis - Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, a produção de orgânicos exige capacitação dos produtores de orgânicos, participação maior de investidores e melhorias na logística. Nas entregas, por exemplo, os orgânicos não podem ser misturados a produtos convencionais. As exigências são muitas, mas ainda assim há produtores empreendendo no segmento.
Empresas como a MN Própolis, há 20 anos no mercado, produz, mensalmente, 1,5 tonelada de mel orgânico. Até seguir para o mercado, são inúmeras as etapas a serem seguidas criteriosamente para que o produto mantenha autenticidade e alto grau de pureza. De acordo com Emerson Ikegaya, representante comercial da companhia, o mel orgânico deve ser originado de abelhas que habitam matas nativas e distantes de fontes de construções a, pelo menos, cinco quilômetros.
Há alguns anos, o preço comercial do mel orgânico chegava a 50% a mais quando comparado ao mel convencional. “Atualmente, o valor comercial do orgânico foi reduzido para 15% devido à popularização do produto e ao aumento da demanda no mercado. Em média, o quilo do mel orgânico chega a R$ 60; já o mel comum é comercializado a R$ 45”, completa o representante comercial da MN Própolis.
Para ser comercializado como orgânico, o produto tem de seguir exigências legais e padrões estabelecidos para receber a certificação e o selo que o classifica como produto de origem orgânica. Conforme esclarecimento de Alexandre de Oliveira, gerente-geral da Groupe Ecocert, a legislação que regulamenta a comercialização de produtos orgânicos determina a realização de auditoria no local de produção e processamento.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agricultura Orgânica e Área Apicultura.
Fonte: canalrural.uol.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.