
O princípio básico da Agricultura Natural consiste na liberação plena da potencialidade das forças naturais do solo. Os homens ignoravam ou, talvez seja melhor dizer, são levados a ignorar, a verdadeira natureza do solo. O problema básico da agricultura é, portanto, o desconhecimento da verdadeira natureza do solo.
“A agricultura praticada, hoje, menospreza o poder dos solos e considera em demasia o poder dos insumos modernos, os quais não passam, realmente, de substâncias complementares”, afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT Agricultura Natural, em Livro+DVD e Curso Online.
Os agricultores, desconhecendo o poder do solo, foram levados a aceitar a necessidade do uso de fertilizantes químicos para conduzir sua lavoura. Como resultado, o solo foi se alterando e se degenerando, ao mesmo tempo em que seus poderes regenerativos foram enfraquecendo.
“Os agricultores, sem perceber que eram aqueles insumos que estavam provocando a degeneração do solo, atribuíam a queda de produtividade agrícola à deficiência de nutrientes químicos e, com isso, aplicavam cada vez um volume maior de adubos químicos, o que provocava maior degradação do solo”, finaliza o especialista.
* Kunio Nagai é Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Tem grande experiência na área de Agronomia.
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.