Nesta época do ano, as jabuticabeiras estão carregadas. A árvore é bonita, destaca-se pelas inúmeras bolinhas pretas no tronco e espalhadas pelo chão ao redor. Em um pomar ou no quintal das casas, ela chama a atenção. Já as frutas atraem pelo sabor adocicado e marcante. Mas, se existe uma coisa que pode acabar com toda essa beleza é a ferrugem.
A ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado. Acontece principalmente nessa época, por causa do clima frio e úmido.
Para combater a ferrugem, é possível fazer soluções caseiras, já que não existem fungicidas registrados e disponíveis no mercado para combater a doença. Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias, até que as manchas desapareçam.
Além disso, é possível fazer uma calda bordalesa. Coloca-se 100g de sulfato de cobre em um saquinho de pano, que é deixado de molho em cinco litros de água morna por 24 horas. Em seguida, é adicionado 100g de cal virgem e outros cinco litros de água morna. A solução pode ser aplicada com um pulverizador.
No entanto, antes de aplicar os fungicidas naturais, é melhor cuidar para que os fungos sequer apareçam. Portanto, realize podas periódicas, retirando os ramos em excesso e os que estejam com os primeiros sinais da doença. Não deixe faltar água mas, também, não permita que a planta fique encharcada. A jabuticabeira também precisa de muita luz e ventilação.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Antonio Edson Rodrigues Brito
31 de out. de 2021Quero aprender mais com vocês .

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jan. de 2022Olá, Antônio! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso na área de Fruticultura.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Sonia
2 de abr. de 2021Minha jabuticabeira esta com um fungo com um pó amarelo pra eu fazer a receita de enxofre qual a quantidade de enxofre eu coloco e a quantidade de agua ?? Favor pode mandar a resposta por email ou pelo WhatsApp (11)957960917 Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de abr. de 2021Olá, Sonia
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O ideal que você procurar um especialista em frutíferas para para que o mesmo possa analisar sua jabuticabeira e orientá-la de forma mais eficiente na questão.
Atenciosamente,
Erika

fabiana vera de araujo leite
21 de jan. de 2021minha jabuticabeira esta no primeiro ano de frutos, esta otima frutas saudaveis e doces, derrepente os frutos comecaram a ficar murchos e agora o fruto fica inteiro no pé, porem a fruta esta com um furo que sai tipo uma terra marron na casca da fruta, qdo abre esta com essa terra dentro daa fruta tbem.. o que pode ser isso, como posso tratar?

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de mar. de 2021Olá, Fabiana
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Pela descrição feita do problema, não consigo saber o que realmente está acontecendo. O ideal é que tire fotos e vá até uma casa agrícola e peça ajuda para solucionar o problema. Com certeza, o técnico irá indicar o que fazer.
Atenciosamente
Erika

ROBERTO RONDINO
10 de mar. de 2018Bom dia: O saquinho de pano contendo o sulfato de cobre deve ser aberto e misturado ao final do processo com o cal? Agradeço a resosta.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de mar. de 2018Olá Roberto,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Modo de preparo da calda bordalesa:
1 – Coloque o sulfato de cobre no saco de pano poroso e deixe-o pendurado dentro de um recipiente e coloque água até atingir a marca de 5L, cobrindo todo o saco. Deixe reservado por 24 horas
2 – Em um dos recipientes de 5L coloque a cal, 5L de água e misture bem
3 – No recipiente de 10L coloque toda a cal e vá aos poucos adicionando a água que estava junto ao sulfato de cobre. É importante adicionar aos poucos para não estragar a solução, uma vez que a água com sulfato de cobre vai queimando a cal
4 – Misture bem e verifique o pH
5 – Quando o pH estiver neutro ou levemente alcalino (com valores entre 7 a 8), coe o líquido e coloque-o no pulverizador, diluindo sua quantidade em mais 50% de água
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Lucia de Fatima Luna Petriccione
14 de jan. de 2018Quantas aplicações deve se fazer com essa calda bordalesa para a ferrugem na jabuticaba

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jan. de 2018Olá Lúcia de Fátima,
Você pode realizar eté 3 aplicações da calda bordalesa para combater a ferrugem.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Glaucia Regiane Rocha Pastor
3 de jan. de 2018Olá, tudo bem? Gostaria de saber se o que acontece com meu pé de jabuticaba, poderia usar as soluções citadas acima. Acontece que, ele dá frutos o ano todo mas cria uma casca preta no tronco. Não é casca é um limite. Queria limpar isso, o que devo usar? Agradeço a colaboração. Obrigada... Glaucia

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jan. de 2018Olá Glaucia,
Pela descrição feita do problema, não consigo saber o que realmente está acontecendo. O ideal é que tire fotos e vá até uma casa agrícola e peça ajuda para solucionar o problema. Com certeza, o técnico irá indicar o que fazer.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Laura Ciachero
17 de out. de 2017Bom dia. Gostaria de saber se essa receita da Calda Bordalesa pode ser guardada, e por quanto tempo. Agradeço, pois vcs muito têm nos ajudado. Obrigada, aguardo resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de out. de 2017Olá, Laura.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não temos essa informação. O ideal é aplicá-la logo após a fabricação.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Lucilene Moreira Michetti
28 de ago. de 2017Olá gostaria de saber se depois de pulverizar o pé de jabuticaba com sulfato de cobre as frutas podem ser consumidas, sendo que quando pulverizado já estava nascendo uns brotinhos da flor. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de ago. de 2017Olá, Lucilene.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não é recomendado pulverizar os brotos. As frutas já maduras que receberam a pulverização devem ser lavadas antes de serem consumidas.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

valmir massafera
18 de jul. de 2017Há muito tempo procuro uma solução para um dos pes de jabuticaba, e desconfiava que por estar perto de dois abacateiros, o excesso de sombra deixa umas manchas pretas nos galhos, já cheguei a lava-los com uma maquina de pressao, ficou lindo mas voltoum preciso resolver definitivamente, pois ela produz muito. Li a sua receita caseira para eliminar a ferrugem, mas sou leigo e preciso de mais informações, aplica-se a calda bordalesa primeiro, depois o cal, ou os dois juntos, preciso saber com detalhes. Aguardo você, obrigado Valmir Massafera.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de jul. de 2017Olá, Valmir.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A receita, de acordo com a matéria é: Coloca-se 100g de sulfato de cobre em um saquinho de pano, que é deixado de molho em cinco litros de água morna por 24 horas. Em seguida, é adicionado 100g de cal virgem e outros cinco litros de água morna. A solução pode ser aplicada com um pulverizador. Ou seja, a cal entra na receita.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Carlos Augusto
2 de jul. de 2017Tenho um pé de jabuticaba a mais de 9 anos acredito, e nunca consigo saborear nenhuma jabuticaba, uma vez que os frutos nascem e antes que amadureçam, ficam pretas, parece que algum inseto ou passarinho sei lá, faz buraco na jabuticaba e ela murcha. O que pode ser ??? Poderiam me ajudar ???

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jul. de 2017Olá, Carlos.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aconselhamos que procure um técnico agrícola para avaliar o seu caso.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.