WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como combater a ferrugem da jabuticaba

Doença pode causar a perda dos frutos e até a morte da planta

 

As jabuticabeiras podem ser tratadas com fungicidas naturais. Foto: Deviantart.

Nesta época do ano, as jabuticabeiras estão carregadas. A árvore é bonita, destaca-se pelas inúmeras bolinhas pretas no tronco e espalhadas pelo chão ao redor. Em um pomar ou no quintal das casas, ela chama a atenção. Já as frutas atraem pelo sabor adocicado e marcante. Mas, se existe uma coisa que pode acabar com toda essa beleza é a ferrugem.

A ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado. Acontece principalmente nessa época, por causa do clima frio e úmido.

Para combater a ferrugem, é possível fazer soluções caseiras, já que não existem fungicidas registrados e disponíveis no mercado para combater a doença. Uma das soluções é pulverizar um pouco de enxofre diluído em água durante o desenvolvimento dos frutos. A aplicação pode ser feita todos os dias, até que as manchas desapareçam.

Além disso, é possível fazer uma calda bordalesa. Coloca-se 100g de sulfato de cobre em um saquinho de pano, que é deixado de molho em cinco litros de água morna por 24 horas. Em seguida, é adicionado 100g de cal virgem e outros cinco litros de água morna. A solução pode ser aplicada com um pulverizador.

No entanto, antes de aplicar os fungicidas naturais, é melhor cuidar para que os fungos sequer apareçam. Portanto, realize podas periódicas, retirando os ramos em excesso e os que estejam com os primeiros sinais da doença. Não deixe faltar água mas, também, não permita que a planta fique encharcada. A jabuticabeira também precisa de muita luz e ventilação.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ROBERTO RONDINO

10 de mar de 2018

Bom dia: O saquinho de pano contendo o sulfato de cobre deve ser aberto e misturado ao final do processo com o cal? Agradeço a resosta.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de mar de 2018

Olá Roberto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Modo de preparo da calda bordalesa:

1 – Coloque o sulfato de cobre no saco de pano poroso e deixe-o pendurado dentro de um recipiente e coloque água até atingir a marca de 5L, cobrindo todo o saco. Deixe reservado por 24 horas

2 – Em um dos recipientes de 5L coloque a cal, 5L de água e misture bem

3 – No recipiente de 10L coloque toda a cal e vá aos poucos adicionando a água que estava junto ao sulfato de cobre. É importante adicionar aos poucos para não estragar a solução, uma vez que a água com sulfato de cobre vai queimando a cal

4 – Misture bem e verifique o pH

5 – Quando o pH estiver neutro ou levemente alcalino (com valores entre 7 a 8), coe o líquido e coloque-o no pulverizador, diluindo sua quantidade em mais 50% de água

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Lucia de Fatima Luna Petriccione

14 de jan de 2018

Quantas aplicações deve se fazer com essa calda bordalesa para a ferrugem na jabuticaba

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jan de 2018

Olá Lúcia de Fátima,

Você pode realizar eté 3 aplicações da calda bordalesa para combater a ferrugem.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Glaucia Regiane Rocha Pastor

3 de jan de 2018

Olá, tudo bem? Gostaria de saber se o que acontece com meu pé de jabuticaba, poderia usar as soluções citadas acima. Acontece que, ele dá frutos o ano todo mas cria uma casca preta no tronco. Não é casca é um limite. Queria limpar isso, o que devo usar? Agradeço a colaboração. Obrigada... Glaucia

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jan de 2018

Olá Glaucia,

Pela descrição feita do problema, não consigo saber o que realmente está acontecendo. O ideal é que tire fotos e vá até uma casa agrícola e peça ajuda para solucionar o problema. Com certeza, o técnico irá indicar o que fazer.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Laura Ciachero

17 de out de 2017

Bom dia. Gostaria de saber se essa receita da Calda Bordalesa pode ser guardada, e por quanto tempo. Agradeço, pois vcs muito têm nos ajudado. Obrigada, aguardo resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2017

Olá, Laura.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não temos essa informação. O ideal é aplicá-la logo após a fabricação.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Lucilene Moreira Michetti

28 de ago de 2017

Olá gostaria de saber se depois de pulverizar o pé de jabuticaba com sulfato de cobre as frutas podem ser consumidas, sendo que quando pulverizado já estava nascendo uns brotinhos da flor. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago de 2017

Olá, Lucilene.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não é recomendado pulverizar os brotos. As frutas já maduras que receberam a pulverização devem ser lavadas antes de serem consumidas.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

valmir massafera

18 de jul de 2017

Há muito tempo procuro uma solução para um dos pes de jabuticaba, e desconfiava que por estar perto de dois abacateiros, o excesso de sombra deixa umas manchas pretas nos galhos, já cheguei a lava-los com uma maquina de pressao, ficou lindo mas voltoum preciso resolver definitivamente, pois ela produz muito. Li a sua receita caseira para eliminar a ferrugem, mas sou leigo e preciso de mais informações, aplica-se a calda bordalesa primeiro, depois o cal, ou os dois juntos, preciso saber com detalhes. Aguardo você, obrigado Valmir Massafera.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jul de 2017

Olá, Valmir.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A receita, de acordo com a matéria é: Coloca-se 100g de sulfato de cobre em um saquinho de pano, que é deixado de molho em cinco litros de água morna por 24 horas. Em seguida, é adicionado 100g de cal virgem e outros cinco litros de água morna. A solução pode ser aplicada com um pulverizador. Ou seja, a cal entra na receita.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Carlos Augusto

2 de jul de 2017

Tenho um pé de jabuticaba a mais de 9 anos acredito, e nunca consigo saborear nenhuma jabuticaba, uma vez que os frutos nascem e antes que amadureçam, ficam pretas, parece que algum inseto ou passarinho sei lá, faz buraco na jabuticaba e ela murcha. O que pode ser ??? Poderiam me ajudar ???

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul de 2017

Olá, Carlos.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aconselhamos que procure um técnico agrícola para avaliar o seu caso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

julio maria faria

2 de jul de 2017

Bom dia, os comentário e soluções para a ferrugem são ótimas, mas, meu problema é maior; tenho um pé de jabuticaba enorme, medindo aproximadamente mais de 15 metros de altura e muito rodado, não tem como pulverizar. Gostaria saber se existe algum tratamento por terra, pela raiz. Obrigados Julio

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul de 2017

Olá, Julio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que você procure um engenheiro agrícola para avaliar o seu caso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Maria izabep

29 de jun de 2017

Pode comer jabuticaba com ferrugem ?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago de 2017

Olá, Maria.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante combater a ferrugem antes de comê-la.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Samuel Soares

15 de jan de 2017

Boa tarde, a pouco tempo adquiri um pézinho de jaboticaba sabara, notei umas bolInhas que parecem ser pequenos besourinhos cascudinhos em todos os galhos,eles ficam bem presos é até ruim de tirá-los e algumas folhas meladas o que pode ser? Desde já muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jan de 2017

Olá Samuel,

Para mais informações recomendamos que procure um consultor agrícola em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!