WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Superleite produzido na Argentina é pesquisado no Brasil

Embrapa estuda a alimentação que deve ser fornecida às vacas para alcançar os mesmo benefícios do superleite argentino

Com menor teor de gordura, o superleite argentino ajuda na prevenção do câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Com altos índices dos ácidos vacênico e linoleico, o novo leite, criado por pesquisadores argentinos, ajuda na prevenção do câncer, doenças cardíacas e diabetes. O teor de gordura é 50% menor que o leite comum. O alimento é ainda menos gorduroso do que o leite desnatado e o enriquecido com ferro.

A Argentina comercializa também seus derivados como queijos e iogurtes. As qualidades do superleite estão relacionadas à alimentação fornecida às vacas produtoras, enriquecida com óleo de soja e de peixe. Apesar de parecer fácil introduzi-los, existe um limite para manipular a ração: a grande quantidade de óleo pode atrapalhar a digestão de fibras.

Em solo brasileiro, a Embrapa, parceira do CPT – Centro de Produções Técnicas e coordenadora dos cursos de Pecuária Leiteira, estuda a produção de alimento semelhante, também baseado na nutrição animal diferenciada. Porém, no Brasil, existe uma norma do Ministério da Agricultura que proíbe o uso da farinha e do óleo de peixe como suplemento animal, devido à sua relação com a doença da vaca louca.

“A gente faz um trabalho similar, mas usando o nosso capim”, compara Marco Antônio Sundfeld, pesquisador de produção animal da Embrapa. Ele explica que a pesquisa consiste em ver o potencial das plantas forrageiras brasileiras para a alimentação das vacas. “O Brasil é um país com vários tipos de plantas forrageiras, e podemos associá-las aos óleos vegetais para conseguir resultados parecidos com os da Argentina”, conta Sundfeld.

Como o país tem fortes estudos sobre oleaginosas para combustíveis, os estudiosos esperam que possa se revelar algum que seja eficiente para a alimentação do gado e produção do superleite. Atualmente, o produto é encontrado em países da Europa, como Espanha e França. Existe até achocolatado na China seguindo a mesma tendência: baixo percentual de gordura e altos índices de ácidos graxos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!