WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 54Gado de Corte 34Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Gado de leite: hábitos e características

Conheça um pouco mais a respeito de uma das principais fontes de renda dos pecuaristas brasileiros

O Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo

O Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo

O Brasil é hoje um dos maiores criadores de gado de leite no mundo e cresce a cada ano. O leite bovino é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, pois é, a partir dessa matéria-prima, que se obtém os diversos derivados, alcançando preços elevados e trazendo renda para o país.

A essa eficiência produtiva, que coloca o Brasil como um dos principais produtores, deve-se à relação produtividade e ao menor custo possível. Entre essa relação, podemos destacar a nutrição animal, pois ela é responsável pelo nível de produção e representa cerca de 70% de todos os custos, por isso, quanto melhor for a nutrição do rebanho melhor será a produção leiteira.

A título de curiosidade, abordaremos ao longo do texto os principais hábitos e características do gado leiteiro. Começando pela alimentação, as vacas comem geralmente nas horas mais frescas do dia e durante a noite. Os nutrientes contidos na dieta dos bovinos são utilizados pela mantença, crescimento, reprodução e produção. Sendo assim, o leite produzido por uma vaca leiteira é considerado como um subproduto de sua função reprodutiva e dependem de uma dieta controlada.

O gado leiteiro tem a característica de comer rápido o alimento fornecido e, depois, deitar ou ficar parado nas sombras, nas horas mais quentes do dia, para realizarem uma nova mastigação do alimento. As vacas, geralmente, comem 8 horas por dia, descansam mais 8 horas e, nas 8 horas restantes, elas mastigam o alimento.

O tempo de gestação de uma vaca é de mais ou menos 9 meses (281 dias). Geralmente, a vaca cria um bezerro de cada vez, mas existem casos raros de nascerem dois bezerros por gestação. Ao nascerem, os bezerrinhos brincam entre si, dando pulos, coices, cabeçadas e correndo uns com os outros; caso algum bezerro não apresente essas características ao nascer, ele pode estar apresentando algum problema ou doença.

A novilha começa a dar leite, com cerca de 24 meses de idade em média; ela apresenta 4 tetas, que podem produzir até 50 litros de leite por dia, quando sadias. O pecuarista pode tirar o leite da vaca com as próprias mãos (ordenha manual) ou com a ajuda de máquinas de ordenhar (ordenha mecânica). Em ambas as operações, é preciso tomar os devidos cuidados para não afetar a qualidade do leite.

Uma vaca vive mais ou menos de 10 a 18 anos, no entanto, sua vida útil, vai até a décima cria, quando, em geral, a produção cai. A idade da vaca influi significativamente na quantidade de leite produzido, mas não interfere muito na qualidade deste.

Por fim, temos que o Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

O CPT – Centro de Produções Técnicas possui uma vasta área de cursos a respeito de gado de leite, que auxiliam os pecuaristas. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!