WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Gado de leite: hábitos e características

Conheça um pouco mais a respeito de uma das principais fontes de renda dos pecuaristas brasileiros

O Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo

O Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo

O Brasil é hoje um dos maiores criadores de gado de leite no mundo e cresce a cada ano. O leite bovino é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, pois é, a partir dessa matéria-prima, que se obtém os diversos derivados, alcançando preços elevados e trazendo renda para o país.

A essa eficiência produtiva, que coloca o Brasil como um dos principais produtores, deve-se à relação produtividade e ao menor custo possível. Entre essa relação, podemos destacar a nutrição animal, pois ela é responsável pelo nível de produção e representa cerca de 70% de todos os custos, por isso, quanto melhor for a nutrição do rebanho melhor será a produção leiteira.

A título de curiosidade, abordaremos ao longo do texto os principais hábitos e características do gado leiteiro. Começando pela alimentação, as vacas comem geralmente nas horas mais frescas do dia e durante a noite. Os nutrientes contidos na dieta dos bovinos são utilizados pela mantença, crescimento, reprodução e produção. Sendo assim, o leite produzido por uma vaca leiteira é considerado como um subproduto de sua função reprodutiva e dependem de uma dieta controlada.

O gado leiteiro tem a característica de comer rápido o alimento fornecido e, depois, deitar ou ficar parado nas sombras, nas horas mais quentes do dia, para realizarem uma nova mastigação do alimento. As vacas, geralmente, comem 8 horas por dia, descansam mais 8 horas e, nas 8 horas restantes, elas mastigam o alimento.

O tempo de gestação de uma vaca é de mais ou menos 9 meses (281 dias). Geralmente, a vaca cria um bezerro de cada vez, mas existem casos raros de nascerem dois bezerros por gestação. Ao nascerem, os bezerrinhos brincam entre si, dando pulos, coices, cabeçadas e correndo uns com os outros; caso algum bezerro não apresente essas características ao nascer, ele pode estar apresentando algum problema ou doença.

A novilha começa a dar leite, com cerca de 24 meses de idade em média; ela apresenta 4 tetas, que podem produzir até 50 litros de leite por dia, quando sadias. O pecuarista pode tirar o leite da vaca com as próprias mãos (ordenha manual) ou com a ajuda de máquinas de ordenhar (ordenha mecânica). Em ambas as operações, é preciso tomar os devidos cuidados para não afetar a qualidade do leite.

Uma vaca vive mais ou menos de 10 a 18 anos, no entanto, sua vida útil, vai até a décima cria, quando, em geral, a produção cai. A idade da vaca influi significativamente na quantidade de leite produzido, mas não interfere muito na qualidade deste.

Por fim, temos que o Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e os Estados que mais produzem leite são Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

O CPT – Centro de Produções Técnicas possui uma vasta área de cursos a respeito de gado de leite, que auxiliam os pecuaristas. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!