WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Embrapa Cerrados cria clone de vaca gir leiteiro

A partir de uma célula de pele, uma vaca da raça gir leiteiro foi clonada

Clone de vaca gir leiteiro (imagem ilustrativa)

Acácia é a primeira vaca da raça gir leiteiro clonada no Distrito Federal. A bezerra tem pouco mais de oito meses de vida e nasceu a partir de uma célula de pele.

O professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto, Adilson de Paula Almeida Aguiar, comemora o sucesso na realização da clonagem da bezerra. Para a pecuária de Leite esse resultado é extremamente positivo e pode ajudar os pecuaristas.

O principal objetivo das pesquisas de clonagem e criação de bovinos transgênicos é desenvolver animais que produzam leite com moléculas benéficas para o homem, como insulina e anticorpos.

Foi criado pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados o clone de uma vaga da raça gir leiteiro, mas a pesquisa ainda não terminou. Os pesquisadores da Embrapa querem testar linhagens de células para melhorar a eficiência da clonagem associada a uma droga que melhora a reprogramação do núcleo e, assim, chegar a uma raça de bovinos transgênicos que possam beneficiar a saúde humana.

O experimento que resultou no nascimento de Acácia, uma vaca da raça gir leiteiro, foi realizado no Centro de Tecnologia em Raças Zebuínas, da Embrapa Cerrados, acompanhado por pesquisadores, veterinários e pecuaristas.  

Clonagem e fertilização in vitro


- A fertilização in vitro ainda é a técnica mais usada no Brasil embora não garanta excelência. Além disso, cada clonagem pode custar até R$40 mil.

- A clonagem é realizada a partir da introdução de material genético num óvulo sem núcleo.

Assim, o embrião da Acácia foi gerado in vitro e colocado no ventre de uma vaca.

Ambiente de criação


Após o nascimento, a bezerra vem sendo tratada como o restante do rebanho, sem diferenciações ou restrições. Sua alimentação é a mesma e a bezerra deve ser acasalada juntamente com os animais que pariram na mesma época do ano.

O processo depende também de padrões de sanidade e ambiente do animal original. No caso da produção de leite, se a Acácia for colocada em um sistema de produção diferente de sua original, ela produzirá de maneira diferente.

O sucesso de experimentos como a clonagem da Acácia dá aos produtores de gado de leite a expectativa de melhorar cada vez mais seu rebanho e, com isso, garantir alta produtividade, pois são reproduzidos os melhores animais.

Além disso, o Brasil também está estudando o desenvolvimento de bovinos transgênicos, os quais carregarão moléculas benéficas para o homem, como insulina e anticorpos. 

Confira os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online da Área Gado de Leite:


Produção de Leite em Pasto
Produção de Leite em Confinamento
Produção de Leite Orgânico

Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br 
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?