Há uma boa oferta de linhagens comerciais de galinhas caipiras no Brasil. São diversas as aves que podem ser produzidas nesse sistema. As mais indicadas são as de raças puras, que são as americanas, e as de linhagens caipiras melhoradas. Pode-se utilizar, também, as de linhagem industrial, entretanto, é bom lembrar que essas não têm boa aceitação no mercado, por possuírem plumagem branca.
A condição básica para a criação de uma galinha caipira, tanto na produção de corte como de ovo, é que a ave se adapte à criação em piso e apresente pele amarela e plumagem colorida. É igualmente importante que ela esteja em conformação com as condições da região na qual será criada.
Para ter melhor comercialização, de acordo com o professor Dr. Luiz Fernando Albino, no curso Criação de Frango e Galinha Caipira, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a cor da pele dos frangos e da gema dos ovos deve ser bem pigmentada.
As raças americanas são bastante utilizadas em programas de melhoramento de plantel, realizados pelas empresas de extensão. “Todas têm a cor da pele amarela e os ovos com casca marrom, podendo ser adquiridas em centros de extensão e pesquisa, e também em universidades”, afirma o professor Albino.
Entre essas, destacam-se a Rhode Island, a New Hampshire, a Plymouth Barrada e a Gigante Negra de Jersey. Há, ainda, a possibilidade de criar a galinha caipira negra, o frango caipira de pescoço pelado ou as de linhagens comerciais.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Fábio Júnior
30 de ago. de 2017Como faço para adquirir um casal de cada raça americana?

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de ago. de 2017Olá, Fábio.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode encontrar em casas de produtos agropecuários ou fazer uma busca na internet para encontrar os possíveis criadores em sua região.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Fábio Júnior
21 de ago. de 2017Como faço para adquirir um casal de cada raça americana?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2017Olá, Fábio.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Procure orientação em casas de produtos agropecuários ou faça uma busca na internet a fim de localizar criadores em sua região.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

alberto
19 de jul. de 2017Bom dia gostaria de saber quais raças são utilizadas para o cruzamento de frangos que resultou no (CAIPIRA PESADÃO, CARIJÓ, E PESCOÇO PELADO VERMELHO E PEDRÊS).

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jul. de 2017Olá Alberto,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O cruzamento das caipiras com aves de raça pura, como, por exemplo, a plymouth rock barrado (carijó ou pedrês), rhode island red (vermelha), gigante-negra de jersey e new hampshire, traz melhoramentos ao plantel. Essas aves originárias dos Estados Unidos estão bem adaptadas ao Brasil e são utilizadas principalmente para aprimorar as raças nativas.
As aves que resultam desse casamento mantêm as melhores características de suas famílias, paterna e materna. As chamadas "caipiras melhoradas" são aves de dupla aptidão (carne e ovos), são maiores, ganham mais peso em menos tempo, têm a carne muito saborosa e ótima postura. Além disso, são resistentes a doenças e de fácil manejo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

enin barinha
17 de mar. de 2013Me passa qual a raça, que melhor resultou com o cruzamento índio gigante, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mar. de 2013Olá, Enin!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
As raças mais indicadas para cruzamento de galo índio gigante são: raças malaio, shamo e galinha caipira brasileira ou galinha Índia.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

José Carlos S> Ignacio
28 de dez. de 2012Gosto muito de criação de galinhas caipira, apesar de ter pouco espaço tenho algumas, por isso visito varias vezes o site.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de dez. de 2012Olá, José Carlos!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Não deixe de acessar o site do CPT, para ficar por dentro de conteúdos da sua área de interesse.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos