
A busca incessante por alimentos cada vez mais naturais faz com que a criação de galinhas caipiras se torne um negócio promissor no ramo da avicultura. Além de sabor característico, a forma de criação dessas aves pressupõe uma alimentação mais natural, livre de hormônios ou outras substâncias que tiram o “gosto” de alimento natural dos frangos industrializados.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, galinha caipira não é uma raça, e sim a forma como a galinha é criada. Por conta disso, é possível criar uma variedade enorme de raças de galinhas no “modo” caipira.
Em nosso país, a produção de aves iniciou-se no século XVI, com a vinda das primeiras raças trazidas pelos colonizadores portugueses. Por muitos anos, essas aves foram criadas soltas e ganharam o nome de “Galinha Caipira”, termo oriundo do Tupi Guarani.
A exigência por textura, coloração e sabor natural tem estimulado os pequenos e médios produtores, que não teriam como competir no sistema industrial, a se voltarem para esta atividade de produção de alimentos alternativos, que também tem ganhado valorização no mercado nacional.
A escolha por essa ave, ainda pode ser estratégica para o criador: a galinha caipira por ser uma ave rústica é capaz de suportar adversidades climáticas e resistir a algumas doenças, tornando-se uma alternativa lucrativa principalmente para locais com menor infraestrutura, desde que sua criação seja bem planejada e administrada.
O Sistema de Criação Alternativo de Galinhas Caipiras, representa um novo modelo para a criação de frangos, que resgata a tradição de criação de galinhas caipiras e tem como objetivo principal o aumento do padrão econômico da agricultura familiar, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade de produção.
Este tipo de sistema, minimiza os danos ao meio ambiente, adotando adequações necessárias a cada ecossistema onde é implantado, seja com relação às suas instalações e equipamentos, seja na forma de alimentar ou de medicar alternativamente as aves.
Neste E-book Sistema de Criação Alternativo de Galinhas Caipira, mostraremos a você recomendações técnicas e todas as inovações existentes para viabilizar a criação de galinha caipira, tornando-a uma ave competitiva e inserindo-a no mercado de produtos agroecologicamente corretos. Venha conferir esse brinde com a gente!
Esperamos que goste!
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.