
Trocar o farelo de soja pelo farelo de arroz na alimentação de galinhas poedeiras é bom? Será que isso não prejudicará as aves? Se você tem essa dúvida, saiba que é possível fazer a substituição sim, mas com cautela. Em primeiro lugar, a exigência é que o farelo seja de arroz integral.
“É bom lembrar que o farelo de arroz é um substituto parcial do milho. Sendo assim, não poderá ser dado às poedeiras como única fonte de energética. Já o farelo de soja, por sua vez, é uma rica fonte de proteína”, afirma Cristiane Soares da Silva Araújo, professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Pirassununga (SP), crsilva@usp.br.
Outra cautela é quanto a quantidade de farelo a ser dada às aves. O farelo de arroz, por ser um polissacarídeos não amiláceos, aumenta a viscosidade no intestino das aves. Além disso, é rico em gordura podendo, portanto, rancificar. Desta forma, não se recomenda utilizar níveis mais elevados do que 20% de inclusão de farelo de arroz na dieta.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural Revista.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.