WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Integração entre galinhas e a lavoura

Estudo está avaliando os possíveis benefícios econômicos e ambientais na integração de galinhas com a lavoura

Galinha

Com o avanço das técnicas de cultivo e das tecnologias para facilitar a vida dos agricultores, os custos com a produção também têm aumentado. Com isso, cada vez mais produtores têm buscado alternativas para diminuir os custos e aumentar o lucro de sua propriedade, sem prejudicar o meio ambiente.

Renato Bravo, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar Seu Sítio Lucrativo, explica que com a agropecuária é possível integrar diferentes processos para que os custos sejam minimizados, como a criação de animais e o cultivo de frutas, legumes e verduras, por exemplo.

Pesquisadores estrangeiros estão desenvolvendo pesquisas na área, para verificar de que forma a integração de galinhas com a rotação de culturas pode proporcionar benefícios econômicos para os criadores e ambientais.

Estão sendo avaliados vários pontos para que a prática seja considerada benéfica e não prejudique nem os animais nem a lavoura, tais como: sustentabilidade animal, custos e segurança alimentar e animal.

A pesquisa consiste na observação de frangos de corte, que vivem em campos de vegetais durante parte do ano. Isso porque pássaros se alimentam da matéria vegetal deixada após a colheita dos vegetais e fertilizam o solo com estrume. Trabalhar de forma integrada com as galinhas significaria a redução de insumos não agrícolas e uma opção sustentável de rotação de culturas.

Estão sendo testados três diferentes sistemas:

Cultura de vegetais

Uma das variedades de alface ou brócolis no início da estação de crescimento, é seguida pelas galinhas e, posteriormente, por culturas de cobertura ao final do ano.

Plantação de legumes

Após a plantação de legumes, segue-se para dois meses de lavoura de cobertura e, por fim, galinhas forrageando na terra ao final do ano.

Legumes

Sistema de legumes seguido por culturas de cobertura, sem a integração com as galinhas.

A pesquisa está sendo desenvolvida com 40 frangos, vivendo em 4 cooperativas móveis. Essas cooperativas são movimentadas todos os dias, para que as aves tenham acesso às forragens frescas e para que o estume não fique concentrado em partes específicas do campo.

Análise de resultados

Os animais estão sendo pesados todo dia, de forma a medir a eficiência na conversão dos alimentos, bem como a saúde e o desempenho dos animais. Com o depósito de nitrogênio e fósforo das aves no solo, está sendo avaliada a possibilidade de redução da necessidade de fertilizantes, ao passo que as culturas de cobertura podem ajudar a evitar a perda de nutrientes nos cursos de água.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Avicultura:

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinhas Poedeiras – Cria e Recria

Fonte: Avicultura Industrial – aviculturaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!