WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Integração entre galinhas e a lavoura

Estudo está avaliando os possíveis benefícios econômicos e ambientais na integração de galinhas com a lavoura

Galinha

Com o avanço das técnicas de cultivo e das tecnologias para facilitar a vida dos agricultores, os custos com a produção também têm aumentado. Com isso, cada vez mais produtores têm buscado alternativas para diminuir os custos e aumentar o lucro de sua propriedade, sem prejudicar o meio ambiente.

Renato Bravo, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar Seu Sítio Lucrativo, explica que com a agropecuária é possível integrar diferentes processos para que os custos sejam minimizados, como a criação de animais e o cultivo de frutas, legumes e verduras, por exemplo.

Pesquisadores estrangeiros estão desenvolvendo pesquisas na área, para verificar de que forma a integração de galinhas com a rotação de culturas pode proporcionar benefícios econômicos para os criadores e ambientais.

Estão sendo avaliados vários pontos para que a prática seja considerada benéfica e não prejudique nem os animais nem a lavoura, tais como: sustentabilidade animal, custos e segurança alimentar e animal.

A pesquisa consiste na observação de frangos de corte, que vivem em campos de vegetais durante parte do ano. Isso porque pássaros se alimentam da matéria vegetal deixada após a colheita dos vegetais e fertilizam o solo com estrume. Trabalhar de forma integrada com as galinhas significaria a redução de insumos não agrícolas e uma opção sustentável de rotação de culturas.

Estão sendo testados três diferentes sistemas:

Cultura de vegetais

Uma das variedades de alface ou brócolis no início da estação de crescimento, é seguida pelas galinhas e, posteriormente, por culturas de cobertura ao final do ano.

Plantação de legumes

Após a plantação de legumes, segue-se para dois meses de lavoura de cobertura e, por fim, galinhas forrageando na terra ao final do ano.

Legumes

Sistema de legumes seguido por culturas de cobertura, sem a integração com as galinhas.

A pesquisa está sendo desenvolvida com 40 frangos, vivendo em 4 cooperativas móveis. Essas cooperativas são movimentadas todos os dias, para que as aves tenham acesso às forragens frescas e para que o estume não fique concentrado em partes específicas do campo.

Análise de resultados

Os animais estão sendo pesados todo dia, de forma a medir a eficiência na conversão dos alimentos, bem como a saúde e o desempenho dos animais. Com o depósito de nitrogênio e fósforo das aves no solo, está sendo avaliada a possibilidade de redução da necessidade de fertilizantes, ao passo que as culturas de cobertura podem ajudar a evitar a perda de nutrientes nos cursos de água.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Avicultura:

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Criação de Frango e Galinha Caipira
Galinhas Poedeiras – Cria e Recria

Fonte: Avicultura Industrial – aviculturaindustrial.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Clezio Costa Dos Santos

29 de set. de 2021

Bom

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de set. de 2021

Olá, José Clezio! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?