A luz exerce, na maior parte das aves, dupla ação, pois estimula a função sexual e permite estabelecer o ciclo reprodutivo. A alternância entre noite e dia sincroniza, por exemplo, o momento em que ocorrerá a postura dos ovos de um plantel. A ave recebe a luz por meio de dois canais, o superficial, que é a retina, e o hipotálamo, a extra retina. Assim, as galinhas cegas também sofrem influência da luminosidade.
O eixo hipotálamo, hipófise e ovário, envolvidos na sequência de ovulação, condicionada ao tamanho do folículo para a liberação do óvulo, é estimulado pela luz e rege todo o processo reprodutivo, ocasionando a ovulação a cada 25 ou 26 horas.
O Brasil recebe, no mínimo, dez horas de luz natural por dia. Assim, as aves nascidas no começo do inverno, sofrem a ação de dias naturalmente crescentes e apresentam maturidade sexual muito precoce. O início da postura antes do desenvolvimento corporal pode ocasionar produção de ovos menores, e em menor quantidade. Por isso, o programa de luz artificial é muito importante para “corrigir” a natureza.
Segundo o professor Dr. Júlio Maria Pupa, no curso Galinhas Poedeiras – Cria e Recria, elaborado pleo CPT – Centro de Produções Técnicas, “caso ele não seja feito, pode ocorrer a indesejável antecipação da maturidade sexual das frangas nascidas no fim do outono ou no inverno. Quanto mais ao sul se estiver na América do Sul, mais intensos serão esses efeitos. É importante, portanto, que as aves recebam luz decrescente entre a décima primeira até a vigésima semana de vida”.
Um bom programa de luz consiste em fornecer, durante a primeira semana, 24 horas de luz, e da segunda à décima semana, somente luminosidade natural. “A intensidade de luminosidade fornecida, deve ser, pelo menos, igual à da luz natural, de maneira que as aves não a considerem artificial, sendo tão discreta a ponto de indicar-lhes que é chegada a hora do repouso”, acrescenta o professor.
O programa varia para cada linhagem e depende, também, do peso corporal. Não se deve fazer incrementos de luz em lotes com peso abaixo do padrão, nem reduzir a duração do período de iluminação em lotes em produção.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

eneas de almeida antunes
15 de jul. de 2014Estou iniciando na área e as informações aqui fornecida me direcionam a tomadas de atitudes que melhoram o planejamento e me conduz as fontes mais apropriadas para implantar um projeto viável. Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jul. de 2014Olá, Eneas!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que a notícia sobre "Programas de Luz para Postura de Ovos" tenha lhe auxiliado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos