WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Programas de luz sincronizam o momento da postura dos ovos

As aves devem receber luz decrescente entre a décima primeira até a vigésima semana de vida

O início da postura antes do desenvolvimento corporal pode ocasionar produção de ovos menores.

O início da postura antes do desenvolvimento corporal pode ocasionar produção de ovos menores.

A luz exerce, na maior parte das aves, dupla ação, pois estimula a função sexual e permite estabelecer o ciclo reprodutivo. A alternância entre noite e dia sincroniza, por exemplo, o momento em que ocorrerá a postura dos ovos de um plantel. A ave recebe a luz por meio de dois canais, o superficial, que é a retina, e o hipotálamo, a extra retina. Assim, as galinhas cegas também sofrem influência da luminosidade.

O eixo hipotálamo, hipófise e ovário, envolvidos na sequência de ovulação, condicionada ao tamanho do folículo para a liberação do óvulo, é estimulado pela luz e rege todo o processo reprodutivo, ocasionando a ovulação a cada 25 ou 26 horas.

O Brasil recebe, no mínimo, dez horas de luz natural por dia. Assim, as aves nascidas no começo do inverno, sofrem a ação de dias naturalmente crescentes e apresentam maturidade sexual muito precoce. O início da postura antes do desenvolvimento corporal pode ocasionar produção de ovos menores, e em menor quantidade. Por isso, o programa de luz artificial é muito importante para “corrigir” a natureza.

Segundo o professor Dr. Júlio Maria Pupa, no curso Galinhas Poedeiras – Cria e Recria, elaborado pleo CPT – Centro de Produções Técnicas, “caso ele não seja feito, pode ocorrer a indesejável antecipação da maturidade sexual das frangas nascidas no fim do outono ou no inverno. Quanto mais ao sul se estiver na América do Sul, mais intensos serão esses efeitos. É importante, portanto, que as aves recebam luz decrescente entre a décima primeira até a vigésima semana de vida”.

Um bom programa de luz consiste em fornecer, durante a primeira semana, 24 horas de luz, e da segunda à décima semana, somente luminosidade natural. “A intensidade de luminosidade fornecida, deve ser, pelo menos, igual à da luz natural, de maneira que as aves não a considerem artificial, sendo tão discreta a ponto de indicar-lhes que é chegada a hora do repouso”, acrescenta o professor.

O programa varia para cada linhagem e depende, também, do peso corporal. Não se deve fazer incrementos de luz em lotes com peso abaixo do padrão, nem reduzir a duração do período de iluminação em lotes em produção.

Curso CPT - Galinhas Poedeiras

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

eneas de almeida antunes

15 de jul. de 2014

Estou iniciando na área e as informações aqui fornecida me direcionam a tomadas de atitudes que melhoram o planejamento e me conduz as fontes mais apropriadas para implantar um projeto viável. Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jul. de 2014

Olá, Eneas!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que a notícia sobre "Programas de Luz para Postura de Ovos" tenha lhe auxiliado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?