WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de morango orgânico na agricultura familiar

A fruta produzida sem defensivos pode custar R$35 reais o quilo

 

 A colheita do morango orgânico dura de julho até dezembro.

O morango orgânico, assim como outros produtos sem aditivos, tem ganhado a preferência de muitos consumidores. Isso porque traz inúmeros benefícios à saúde, sem risco de contaminação por fertilizantes e agrotóxicos. Além dessas vantagens para quem compra, a fruta pode ser uma boa oportunidade para pequenos agricultores.

A produção orgânica de morango requer uma grande quantidade de mão-de-obra, comumente empregada na agricultura familiar, mas evitada por grandes produtores. Os lucros são bem altos se comparados ao cultivo convencional. O orgânico chega a custar 35 reais o quilo.

Outra vantagem é que a safra do  morango orgânico dura de julho até dezembro, período bem maior que o normal. O cultivo foi tema de uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceira com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater). O objetivo é diversificar a produção agrícola de Minas Gerais e oferecer novas oportunidades aos pequenos agricultores.

A chefe do Departamento de Transferência Tecnológica da Epamig, Juliana Simões, afirma que o diferencial do morango orgânico é a não utilização de agrotóxicos. Dessa forma, é feito um controle diferenciado de pragas, parasitas e doenças. Isso acaba por agregar mais valor ao produto final, pois normalmente são utilizados muitos agrotóxicos no plantio de morangos.

 O pesquisador Afonso Peche Filho do Instituto Agronômico de Campinas e professor do curso Produção de Morango Orgânico, criado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que o agricultor familiar lucra por oferecer um produto livre de qualquer tipo de contaminação e bem mais saudável ao consumidor.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?