
A produção de grãos, nos últimos 10 anos, teve um salto decorrente, sobretudo, dos ganhos de produtividade. Segundo os levantamentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, entre as safras 1999/2000 e 2009/10, a produção de grãos cresceu à taxa média anual de 5,9%, saltando de 83 milhões de toneladas para 147 milhões. Ao mesmo passo, a taxa de crescimento da área de cultivo foi de 2,3% ao ano, ou seja de 37 milhões de hectares para 47 milhões.
O último censo agropecuário do IBGE, realizado em 2006, já identificava uma forte mudança na composição do produto bruto da produção agropecuária brasileira em relação ao censo anterior (1995/1996). O forte avanço elevou de 45% para 75% a participação do segmento “lavoura” na composição do Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária no país. Os maiores destaques foram os segmentos de grãos, cana-de-açúcar e algodão.
Na dimensão regional, os estados do Sudeste e do Sul foram os que mais se destacaram no crescimento da produtividade dos grãos, com taxas médias anuais de 4,6% e 4,1%, respectivamente. O Centro-Oeste foi a região com maior crescimento da produção, 7,3% ao ano, e contou também com uma expansão territorial de 5,4%. O seu menor crescimento, com relação à produtividade, 1,7% ao ano, se deve ao fato que a região possuía os maiores índices no início da década.
Para Patrícia Tristão, tutora do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, um dos fatores desse forte crescimento foi a adoção de tecnologias modernas no campo, como também o incentivo e amadurecimento das pesquisas brasileiras. “O avanço agrícola proporcionou um menor risco ao produtor, que se preocupou e se capacitou para o uso de variedades mais resistentes e de ciclo menores”, diz.
Entre os produtos, o milho teve um desempenho valorizado. A área plantada em nível nacional não mudou entre as safras 1999/2000 e 2009/2010, ao passo que a produção saltou de 31 milhões para 53 milhões de toneladas, um crescimento de 5,4% ao ano. O desempenho da safrinha que, hoje, em alguns estados, atinge quantidade equivalente à produzida na safra de verão, teve forte influência nesse resultado.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.