WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Prevenir seu gado da mastite é mais importante que você imagina

Calcula-se que um único quarto infectado, durante uma lactação, pode reduzir a produção de leite de uma vaca em 10 a 20%

 

Os prejuízos ocasionados com a mastite incluem a diminuição na quantidade e na qualidade do leite.

 

A mastite é a principal doença da pecuária leiteira e pode se manifestar de forma silenciosa. Esse problema compromete a produção e, às vezes, a própria vida dos animais. Por isso, a crescente profissionalização do setor pecuário impôs como correspondente o aumento das exigências na qualidade da agroindústria do leite. E assim, tem sido inserido nas práticas de manejo uma série de procedimentos relacionados à higiene na ordenha e qualidade da produção.

A mastite é contagiosa e transmitida entre os animais no momento da ordenha. As observações higiênicas de manejo contribuem para sua redução, pois como os agentes ambientais estão disseminados, é impossível erradicar a mastite ambiental, já que locais úmidos e ricos em matéria orgânica como lama, esterco, camas sujas, são os principais focos.

Os prejuízos ocasionados com a mastite incluem a diminuição na quantidade e na qualidade do leite, descarte da produção, custos com a reposição dos animais, gastos com medicamentos, mão de obra e assistência veterinária.

De acordo com o pesquisador, José Renaldi Feitosa Brito, no curso Prevenção e Controle de Mastite, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o fundamental é a prevenção de novas infecções da glândula mamária, principalmente por meio de medidas higiênico-sanitárias. Podem ser feitos procedimento gerais voltados para o manejo e instalações, como os cuidados durante o parto”.

Na ordenha, Brito, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, explica que antes da retirada do leite as tetas devem ser limpas e secas. E, tanto nesse momento como depois, é preciso evitar o estresse do animal, proporcionar conforto e higienizar todos os equipamento utilizados. Uma boa estratégia  é o fornecimento de alimentos de boa qualidade e palatáveis, forçando que o animal fique de pé e se alimente. Isso evita que o esfíncter da teta, que demanda certo período de tempo para seu fechamento, tenha contato com algo que o contamine.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?