As árvores precisam ter seu crescimento controlado por meio de podas. Por terem características próprias, que devem ser respeitadas, o corte dessas se difere dos demais. O principal controle é quanto a altura da ramificação de galhos e da copa, que vão permitir circulação abaixo e em torno das mesmas. Pode-se, também, fazer a manutenção da forma.
O importante, na fase de formação, é garantir que a árvore tenha o formato ideal. Por isso, de acordo com o professor Eduardo Elias S. dos Santos, no curso Treinamento de Jardineiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “é preciso serrar os galhos baixos e aqueles direcionados para baixo. A ideia principal é elevar a copa, promovendo o crescimento em altura. Serre os galhos o mais rente possível ao caule, para que não sobrem tocos secos ou podres, que possam causar problemas à planta, dificultando a cicatrização do corte”.
A poda de limpeza tem como objetivo a retirada de galhos secos, os que quebraram com o vento e aqueles que tem risco de cair. Tanto para árvores quanto para arbustos, recomenda-se tratar o local onde foi feita a poda.
“Aplique pasta bordalesa, que atua protegendo a planta de doenças, com a ajuda de um pincel. Também o hidrofosfalto, produto usado na impermeabilização de lajes, que controla fungos e insetos, vedando o local e, dessa maneira, não permite a passagem da água e acelera a cicatrização”, acrescenta o professor, engenheiro florestal, especialista em plantas ornamentais, jardinagem e paisagismo.
A aplicação desta substância é feita com pincel e deve ocorrer não somente imediatamente após o corte, como também até que a cicatrização se concretize, em intervalos de três em três meses, se possível.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Geraldo
5 de dez. de 2019A sibipuruma perdeu as folhas e os galho ficaram parcialmente secos,tem 5 meses que aconteceu isso .Hoje 02/12/19,ainda esta assim. O que fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de dez. de 2019Olá,Geraldo
Tudo bem?
Recomendamos que procure um agrônomo especializado em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Vania ipiranga
25 de fev. de 2019Quando comeca esse curso e o que e necessario pra fazer a inscricao

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de fev. de 2019Boa tarde, Vania!
Obrigada pela sua visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

vanessa
19 de jul. de 2013e se eu querer fazer o contrario, quero que minha sibipiruna não fique tão alta gostaria de poda-la para que fique com o caule e os galhos baixos para as crianças terem melhor acesso a subida da árvore . pode me ajudar? obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jul. de 2013Olá, Vanessa!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para que isto aconteça, na fase de formação você não deve serrar os galhos mais baixos e nem os direcionados para baixo. Se você serrá-los, estará elevando a copa, e promovendo o crescimento da planta em altura.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos