WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Calçada verde embeleza ruas e reduz enchente

Essas são compostas por áreas gramadas que recebem plantas, como árvores e forrações, e outra área acimentada, possibilitando a passagem dos pedestres

É interessante mobilizar a vizinhança, para que a implantação ocorra em um trecho longo da rua.

Nas cidades de grande porte, as áreas verdes estão cada vez mais escassas, os solos são impermeabilizados por asfalto e a paisagem é cinza como o concreto das grandes construções. Nesse cenário, qualquer atitude que reverta a situação é bem-vinda.

Entre essas iniciativas temos as calçadas verdes. Muito comuns nos Estados Unidos, elas são compostas por áreas gramadas que recebem plantas, como árvores e forrações, e outra área acimentada, possibilitando a passagem dos pedestres.

Além de embelezar ainda mais as cidades, criando um padrão paisagístico, elas aumentam a permeabilidade do solo, o que reduz o risco de enchente, bem como acabam com a existência de degraus em ruas íngremes.

Na hora de implantar esse tipo de calçada, é preciso estar atento à especie plantada. O professor Dr. Wantuelfer Gonçalves, no curso Arborização Urbana, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, alerta que “um aspecto importante a ser observado na escolha de espécies para arborização urbana é em relação ao porte de árvores quando adultas. Em canteiros centrais de avenidas e em calçadas largas, pode-se optar pelo uso de árvores de porte grande ou médio. No entanto, em calçadas estreitas, deve-se optar por espécies de pequeno porte”.

É interessante mobilizar a vizinhança, para que a implantação ocorra em um trecho longo da rua, um quarteirão, por exemplo. Deve-se estar atento à legislação sobre calçadas, que varia de cidade para cidade. O valor pode ser dividido entre os moradores ou custeado por um patrocinador.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?