WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista: Jardinagem é ciência, arte e técnica

Desde os primórdios, a jardinagem vem se definindo tanto como ciência quanto como arte e técnica, o que possibilita afirmar que, como tal, estabelece relação direta com diferentes áreas do saber

Especialista: Jardinagem é ciência, arte e técnica   Notícias Cursos CPT

 

Desde o início dos tempos, o homem vem tentando estabelecer uma relação estreita com o reino vegetal, tanto no que se refere ao atendimento de suas necessidades mais básicas, como abrigo e alimentação por meio da agricultura, como também de suas necessidades estéticas de apreciação do belo e da natureza. Daí a grandeza dos jardins imperiais de Nabucodonosor, na Babilônia, ou a harmonia, o perfume e a variedade de espécies vegetais dos jardins persas. “O jardim não é só um local onde as pessoas se sentem bem e apreciam as plantas. Significa, também, bom gosto e status para o proprietário”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, Engenheiro Florestal e Especialista em plantas ornamentais, jardinagem e paisagismo.

Desde os primórdios, a jardinagem vem se definindo tanto como ciência quanto como arte e técnica, o que nos possibilita afirmar que, como tal, estabelece relação direta com as mais diferentes áreas do conhecimento. “Dentre estas áreas, destacamos a botânica, a matemática, a física e a química para falarmos das ciências puras. Tem-se, ainda, a zoologia, a sociologia, a psicologia, a arquitetura, o urbanismo e, é claro, a agronomia”, relata Eduardo Elias.

“É ciência porque envolve conhecimentos das várias áreas do saber humano. Arte porque em suas formas, linhas, traçados e cores, revela ou evidencia a estética, a sensibilidade e o bom gosto de seu criador. E técnica por ser, em essência, resultado da aplicação direta das leis e regras estabelecidas pelas ciências, exigindo método e sistemática em todas as etapas, desde seu planejamento até a sua manutenção”, explica o especialista.

Enfim, finaliza Eduardo: “De modo geral, pode-se dizer que, acima de tudo, a jardinagem é fruto da inteligência humana e resultado da busca constante do homem pelo controle da natureza e sua adequação, de modo a usufruí-la de acordo com suas necessidades”

* Eduardo Elias Silva dos Santos é o professor responsável pelo Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro, em Livro+DVD e Curso Online. Além disso, Eduardo Elias ainda presta serviços como Consultor e instrutor de cursos sobre jardinagem e paisagismo em diversas empresas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Para belos jardins, conhecimento adequado!
- Qualidade de vida e natureza: qual a relação entre elas?
- Afinal, o que é paisagismo?

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!