A primavera começou no fim de semana e nada melhor do que cuidar das plantas para celebrar a chegada dela em grande estilo. Listamos algumas dicas para deixar o ambiente mais bonito e colorido, ainda que o espaço seja pequeno. Esses cuidados servem para todos os tipos de plantas, independentemente de qual espécie. Portanto, em alguns casos, vale pesquisar mais um pouco se elas precisarem de um tratamento específico. Confira:
- Primeiro, selecione um espaço para colocar as plantas, certificando-se de que haja luz e ventilação suficiente. Em apartamentos, é possível usar varandas ou colocá-las perto de janelas, desde que os raios de sol não batam diretamente. Em casas, dá para aproveitar qualquer espaço interno, ou externo, caso receba iluminação e ventilação.
- Plantar em vasos é a melhor opção para quem mora em apartamentos. Escolha um para cada planta, de acordo com o tamanho delas. O ideal é comprar a muda enraizada e conferir o tamanho da raiz, pois ela não pode ocupar todo o espaço interno do vaso. Cubra o fundo com argila, cacos de telha, ou pedras, para que somente a água em excesso passe pelos buracos.
- Cada planta precisa de uma quantidade de água. Mas, todas devem ser regadas com certa constância. Algumas flores, como as orquídeas, necessitam de água todos os dias, já samambaias e cactos precisam ser molhadas duas a três vezes por semana. O melhor é perguntar na própria loja onde comprar as mudas e a quantidade adequada.
- Todas as plantas, mesmo as mais rústicas, precisam, ou se desenvolvem melhor, com adubação. O ideal é colocar um pouco de adubo sobre o substrato uma vez por mês ou a cada 40 dias. Ao fazer o plantio, também é importante misturar um pouco de adubo na terra que receberá a muda.
- Fique atento ao espaço ocupado pela planta durante o crescimento. As raízes ficam saltando para fora do vaso, ou da terra, e a espécie pode parar de crescer. Pode ser que o vaso, ou até outro espaço usado, fique pequeno para ela. Então, o melhor é mudá-la. Para isso, retire a parte da terra que contém a raiz inteira, com cuidado para não quebrar. Depois desses cuidados, preste atenção apenas se não há nenhuma parte apodrecendo, seca ou se ela parou de brotar. Retire todas as folhas secas para a planta respirar melhor.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

PAULO ROBERTO DOS SANTOS DELFIACHI
29 de dez. de 2022Eu gostei tirei uma foto do cravo amarelo e pesquisei

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de dez. de 2022Olá, Paulo! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve uma de nossas atendentes entrará em contato com você para te passar mais informações.
Agradeço o seu contato e precisando estou a disposição.
Abraço!
Equipe CPT.