WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pigmentação dos ovos de aves tem benefícios econômicos

A revelação proporciona aos avicultores estratégias para agregar valor ao produto e aumentar a lucratividade

Na Espanha, França e Itália as dietas das aves poedeiras possuem 90% de pigmentação e as dos frangos de corte, 60%.

Apesar de apresentar a mesma condição nutritiva, a gema do ovo de coloração  amarelo escuro ou alaranjado tem sido a preferência no mercado. Essa é uma das tendências de consumo, a aparência do alimento. Um ovo com a gema de cor mais forte, muitas vezes, é interpretado como um alimento mais saudável e fresco pelo consumidor final.

Essa interpretação não é feita somente no Brasil, consumidores de vários países acreditam que um alimento mais pigmentado oferece mais qualidade e higiene. Essa conclusão foi gerada por pesquisas de mercado, que mostraram que a procura pela cor mais forte se dá não só na gema do ovo, mas também na pele do frango.

A revelação proporciona aos avicultores estratégias para agregar valor ao produto e aumentar a lucratividade. A pigmentação pode ser utilizada na nutrição de frangos de corte e de aves poedeiras, podendo também substituir outras matérias-primas. Um exemplo é o uso de cereais mais econômicos, como o sorgo, que ao ser inserido na alimentação, no lugar do milho, mantém a coloração da gema e reduz os custos de produção.

Para o professor Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, no curso Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização dos Ovos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “ o avicultor deve avaliar sua produção de ovos pelos seguintes quesitos: ser grande, possuir casca resistente e uniforme, ter alta qualidade interna e ter a capacidade de pigmentação da gema. E para essa última característica basta acrescentar pigmentantes na ração”.

O ovo de galinha é um alimento muito conhecido e apreciado na alimentação humana, desde os primórdios. O ovo vermelho também é mais valorizado no mercado. De acordo com o professor Pupa, “cabe ao avicultor pensar sobre o objetivo do negócio e que mercado quer atender. Não existe muita diferença no manejo entre a poedeira branca e vermelha. As de linhagens que produzem ovos vermelhos consomem mais ração, mais o ovo tem melhor preço no mercado, portanto, o produtor deve pesquisar e decidir qual é a sua melhor opção”.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?