WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Palha de cana-de-açúcar reduz em 20% as emissões de gás carbônico

O solo coberto com as sobras da colheita promovem vantagens ambientais e econômicas

O solo coberto com palha de cana-de-açúcar reduz a liberação de 20% de gás carbônico na atmosfera.

Cientistas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária do campus de Jaboticabal, no interior de São Paulo, concluíram que cobrir o solo com palha de cana-de-açúcar reduz a liberação de 20% de gás carbônico na atmosfera. Uma vez que o solo fica sem a proteção natural, o estoque de carbono se espalha com mais facilidade.

Como o setor sucroalcooleiro está em fase expansão, é importante que se priorize uma produção mais sustentável. O físico responsável pela pesquisa, Newton La Scala Júnior, afirma que esses estudos e essa mudança nos tratos culturais geram vantagens que não são somente do ponto de vista ambiental.

“Ao liberar gás carbônico, o solo fica mais pobre em nutrientes". Isso significa que a manutenção da palha após a colheita fará o produtor economizar no uso de fertilizantes”, explica o pesquisador. La Scala ainda ressalta que o nível de poluição gerado é o mesmo de quando a terra está sendo  preparada para um novo plantio. Como a cultura da cana só necessita desse trabalho a cada cinco anos, pode-se evitar esse dano.

Afonso Peche, professor do IAC- Instituto Agronômico de Campinas, no campus de Jundiaí, diz que a utilização da camada protetora de palha, sobre o solo, é a peça principal para se alcançar, conjuntamente, uma boa produtividade e manter o solo sob boas condições para os próximos plantios.

Além dessas contribuições, o professor Peche diz no curso Plantio Direto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “a camada de palha sobre a superfície do solo, proporciona outros benefícios, como controle de erosão, redução da evaporação da água do solo, boas condições de temperatura, controle de plantas invasoras e de nutrientes.

O próximo passo da pesquisa é verificar se a cana molhada por causa das chuvas pode fazer com que o solo emita uma quantidade maior de gás metano, outro problema para o aquecimento global.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?