Aumento de 25% da produção nacional de biodiesel em 2015

Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil estima aumento na produção de biodiesel em 2015, devido à mudança de biocombustível no diesel

Aumento de 25% da produção nacional de biodiesel em 2015

 

 

Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil - Aprobio, haverá aumento de 25% da produção de biodiesel em 2015. Isso significa aquecimento da economia brasileira, podendo gerar mais emprego e renda.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo - 7,74 bilhões de litros ao ano. Só em 2014, as indústrias brasileiras faturaram R$ 6,4 bilhões.

Das 59 indústrias autorizadas a produzirem biodiesel no país, nove estão no Rio Grande do Sul. Isso classifica o estado como o de maior produtividade - cerca de 30% da produção nacional de biodiesel.

Esse quadro bastante promissor para os brasileiros vem de uma lei específica que permitiu aos postos de combustível aumentarem de 5% para 7% de biocombustível no diesel. Esta foi uma medida para acelerar a produtividade e ampliar a competitividade das indústrias para o mercado externo.

O presidente da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella, espera um aumento da mistura de 7% para 10% nos próximos anos, além da criação de projetos que tornem o mercado nacional competitivo no exterior. Tais medidas farão com que o país importe menos diesel, beneficiando a balança comercial do país.

Mas para isso, cabe ao governo incentivar as indústrias de biodiesel, diminuindo o valor das taxas tributárias e melhorando a logística da cadeia produtiva, pois muitas não exportam devido aos altos custos de produção.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: ZH Campo e Lavoura.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade