WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ovos contêm nutrientes que fazem bem à saúde

Parte significativa do colesterol contido no ovo não é absorvida pelo sangue

 

O ovo apresenta maior quantidade de nutrientes essenciais totais à nutrição humana, em relação ao seu conteúdo calórico.

Um dos alimentos mais populares também é saudável. O ovo, considerado o vilão do colesterol alto, na verdade, tem grande valor nutritivo e pode ser consumido até sete vezes durante a semana. Além disso, pode ser adquirido o ano todo a um preço acessível.

A cor da casca depende da raça da galinha e não afeta a qualidade nem o valor nutritivo. Cada 100g, que corresponde a dois ovos médios, possui 150kcal. A gema amarela é rica em gordura saturada, colesterol, lecitina, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis e minerais como ferro, fósforo, zinco e sódio. Possui também colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo da vitamina B, importante para o desenvolvimento normal das funções celulares, essencial para o desenvolvimento cerebral das crianças e para a função mental dos idosos.

Um estudo da Universidade de Arkansas constatou que uma parte significante do colesterol do ovo não é absorvida, ou seja, não passa do intestino para o sangue. Por isso, seu consumo não aumenta os níveis de colesterol ruim, o que é causado, na verdade, pela dieta global.

Idosos que tem problemas para mastigar alimentos proteicos, como a carne, podem ingerir claras de ovos como suplemento alimentar.  Pessoas que tem colesterol alto, no entanto, devem controlar o consumo, mas não é necessário banir o ovo da alimentação.

Segundo o professor Júlio Maria Ribeiro Pupa, no curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “com toda a atenção voltada para a molécula de colesterol, os consumidores perdem a oportunidade de verificar que o ovo é ricamente composto de substâncias essenciais à vida, que contribuem para a saúde, e apresenta maior quantidade de nutrientes essenciais totais à nutrição humana, em relação ao seu conteúdo calórico, quando comparado com qualquer outro alimento”.

Alguns cuidados devem ser tomados para a conservação correta dos ovos, evitando intoxicação alimentar. Por exemplo, não comprar ovos com cascas quebradas e observar a data de validade. Os ovos frescos devem ser consumidos até 28 dias após a postura e conservados na geladeira. Ovos cozidos não devem ficar fora da geladeira por mais de duas horas. Não consuma ovos malcozidos, assim como a maionese caseira, eles podem conter salmonela.

ttp://www.cpt.com.br/curso/24/5521/galinhas-poedeiras---producao-e-comercializacao-de-ovos.html

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?