A ordenha mecânica trabalha com o principal maquinário existente em um sistema de produção de leite. A ordenhadeira é uma ferramenta que ajuda os produtores a reduzir custos, aumentar a produção e atender às exigências legais e de mercado por qualidade.
Para que a atividade seja bem conduzida, é preciso ter cuidados higiênicos. É importante que o trabalho seja realizado em um ambiente calmo e confortável, para favorecer ao máximo a produção dos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético.
Para o professor Armando Carvalho, no curso Ordenha Mecânica – Implantação e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as práticas higiênicas durante a ordenha são importantes para que o leite mantenha a qualidade e não perca valor por contaminação. Isso pode ocorrer por causa de germes, presentes no úbere do animal, provenientes do ambiente ou das mãos do ordenhador. A penetração de micro-organismos pelo canal da teta pode causar infecção da glândula mamária. Para evitar contaminação após a ordenha, é necessário fazer a desinfecção das tetas com solução apropriada”.
As instalações devem ser adequadas ao número de vacas, facilitando a movimentação das mesmas. A construção deve ser feita com intuito de facilitar as tarefas de limpeza, como a retirada de fezes e urina. O melhor local é em terreno permeável, com bom escoamento das águas, e longe de fontes de mau cheiro. É necessário, também, uma cobertura apropriada, para proteger contra a poeira e os raios solares. A água, de boa qualidade, deve ser fornecida em abundância.
De acordo com o sistema de condução de leite, as ordenhadeiras podem ser classificadas em dois tipos: “balde ao pé”, ainda utilizado em pequenos e médios rebanhos. Nesse, o leite é transportado no próprio balde para os latões. Outro tipo de ordenhadeira é a circuito fechado ou leite canalizado, em que o leite é extraído e conduzido por tubulação até o tanque resfriador em linha baixa ou alta. A escolha do sistema mais adequado vai depender do tamanho do rebanho e da disponibilidade de recursos do proprietário.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.