WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ordenha mecânica reduz os custos, aumenta a produção e eleva a qualidade

Trabalhar com ordenha mecânica atende às exigências legais, garantido um leite sem contaminação aos consumidores

Ordenha mecânica reduz os custos, aumenta a produção e eleva a qualidade

A ordenha mecânica trabalha com o principal maquinário existente em um sistema de produção de leite. A ordenhadeira é uma ferramenta que ajuda os produtores a reduzir custos, aumentar a produção e atender às exigências legais e de mercado por qualidade.
 

Para que a atividade seja bem conduzida, é preciso ter cuidados higiênicos. É importante que o trabalho seja realizado em um ambiente calmo e confortável, para favorecer ao máximo a produção dos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético.

Para o professor Armando Carvalho, no curso Ordenha Mecânica – Implantação e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as práticas higiênicas durante a ordenha são importantes para que o leite mantenha a qualidade e não perca valor por contaminação. Isso pode ocorrer por causa de germes, presentes no úbere do animal, provenientes do ambiente ou das mãos do ordenhador. A penetração de micro-organismos pelo canal da teta pode causar infecção da glândula mamária. Para evitar contaminação após a ordenha, é necessário fazer a desinfecção das tetas com solução apropriada.”

As instalações devem ser adequadas ao número de vacas, facilitando a movimentação das mesmas. A construção deve ser feita com intuito de facilitar as tarefas de limpeza, como a retirada de fezes e urina. O melhor local é em terreno permeável, com bom escoamento das águas, e longe de fontes de mau cheiro. É necessário, também, uma cobertura apropriada, para proteger contra a poeira e os raios solares. A água, de boa qualidade, deve ser fornecida em abundância.

De acordo com o sistema de condução de leite, as ordenhadeiras podem ser classificadas em dois tipos: “balde ao pé”, ainda utilizado em pequenos e médios rebanhos. Nesse, o leite é transportado no próprio balde para os latões. Outro tipo de ordenhadeira é a circuito fechado ou leite canalizado, em que o leite é extraído e conduzido por tubulação até o tanque resfriador em linha baixa ou alta. A escolha do sistema mais adequado vai depender do tamanho do rebanho e da disponibilidade de recursos do proprietário.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Evelyn Alves

20 de fev. de 2024

Sou Evelyn Alves representante da Soter Equipa Soter Resistências Soter Equip fabricamos todos os tipos de Resistências conforma sua necessidade

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de fev. de 2024

Olá, Evelyn! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?