WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Ordenha mecânica reduz os custos, aumenta a produção e eleva a qualidade

Trabalhar com ordenha mecânica atende às exigências legais, garantido um leite sem contaminação aos consumidores

 

É importante que a ordenha seja realizada em um ambiente calmo e confortável.

 

A ordenha mecânica trabalha com o principal maquinário existente em um sistema de produção de leite. A ordenhadeira é uma ferramenta que ajuda os produtores a reduzir custos, aumentar a produção e atender às exigências legais e de mercado por qualidade.  

Para que a atividade seja bem conduzida, é preciso ter cuidados higiênicos. É importante que o trabalho seja realizado em um ambiente calmo e confortável,  para favorecer ao máximo a produção dos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético.

Para o professor Armando Carvalho, no curso Ordenha Mecânica – Implantação e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as práticas higiênicas durante a ordenha são importantes para que o leite mantenha a qualidade e não perca valor por contaminação. Isso pode ocorrer por causa de germes, presentes no úbere do animal, provenientes do ambiente ou das mãos do ordenhador. A penetração de micro-organismos pelo canal da teta pode causar infecção da glândula mamária. Para evitar contaminação após a ordenha, é necessário fazer a desinfecção das tetas com solução apropriada”.

As instalações devem ser adequadas ao número de vacas, facilitando a movimentação das mesmas. A construção deve ser feita com intuito de facilitar as tarefas de limpeza, como a retirada de fezes e urina. O melhor local é em terreno permeável, com bom escoamento das águas, e longe de fontes de mau cheiro. É necessário, também, uma cobertura apropriada, para proteger contra a poeira e os raios solares. A água, de boa qualidade, deve ser fornecida em abundância.

De acordo com o sistema de condução de leite, as ordenhadeiras podem ser classificadas em dois tipos: “balde ao pé”, ainda utilizado em pequenos e médios rebanhos. Nesse, o leite é transportado no próprio balde para os latões. Outro tipo de ordenhadeira é a circuito fechado ou leite canalizado, em que o leite é extraído e conduzido por tubulação até o tanque resfriador em linha baixa ou alta. A escolha do sistema mais adequado vai depender do tamanho do rebanho e da disponibilidade de recursos do proprietário.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!