WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Etapas e métodos para congelar alimentos

Será que alimentos congelados perdem os nutrientes? Tudo o que consumimos pode ser congelado?

Pode-se congelar frutas, verduras, carnes e produtos feitos à base de farinha.

 Pode-se congelar frutas, verduras, carnes e produtos feitos à base de farinha.

Dizer que congelar alimentos altera seu valor nutritivo é vigorar um mito. O que na verdade acontece são atitudes erradas nas operações preliminares que ocasionam a perda de vitaminas e outros compostos. A lavagem, corte, preparo, como toda a ação de higienização do alimento, é fundamental para a conservação inócua do mesmo.

Algumas regras devem ser observadas para que o procedimento ocorra sem prejuízos. Escolha somente alimentos de primeira qualidade e não perca tempo, alimentos frescos devem ser congelados imediatamente. No preparo, cozinhe o tempo mínimo necessário e coloque em pequenas porções, pois dessa forma congelarão mais rapidamente.

Segundo a professora e culinarista Denise Andrade Khoury, alguns alimentos não devem ser congelados, porque suas propriedades são alteradas quando em contato com temperaturas abaixo de zero graus. No curso coordenado por ela, Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Khoury explica que, “apesar disso, a batata cozida pura, a clara em neve, cremes em geral, entre outros, sob algumas condições, têm a possibilidade de serem congelados. A batata, por exemplo, poderá passar pelo processo quando usada com ingredientes em proporção inferior a 30% em relação ao prato, em alimentos nos quais a consistência é obtida por meio de leite e manteiga ou então da forma frita à francesa ou palha”.

Em geral, todas as carnes congelam bem. Pode-se congelar frutas de todas as variedades, sendo as framboesas consideradas as mais adequadas. Ao congelar legumes, escalde-os antes de levá-los ao freezer.

Novidade ainda no mercado, o pão congelado já é um sucesso. Todos os produtos feitos à base de farinha podem sofrer esse procedimento de maneira satisfatória, antes ou depois de cozidos. De acordo com Khoury, os bolos congelam melhor sem cremes, recheios de geleias ou glacês de açúcar. “É recomendável que as massas sejam congeladas antes de serem levadas ao forno, de modo a evitar cozimento duplo e desperdício de energia, com exceção da massa folhada”, acrescenta a culinarista.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?