
Estudo piloto de universidade americana mostra que extrato de melancia reduz naturalmente a pré-hipertensão.
Não importa como é fatiada, esta é uma fruta doce, de baixa caloria e com alto teor de fibra. Agora, pesquisadores americanos trazem outra boa notícia para quem gosta de melancia: ela pode prevenir ataques cardíacos, por meio do controle da pressão sanguínea.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, descobriu que a fruta tem propriedades vasodilatadoras e é rica em aminácido L-citrulina, um precursor da L-arginina, que reverte os efeitos da pré-hipertensão, mantendo a função arterial e melhorando o fluxo sanguíneo.
A professora, Mestre em nutrição humana, Céphora Maria Sabarense, destaca no curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “outros estudos já confirmaram que uma dieta funcional, ou seja, baseada em alimentos não só saudáveis, mas especificamente indicados para a prevenção de males, chega a reduzir em até 70% o risco de alguns tipos de câncer e em 80% as enfermidades do coração, no caso de indivíduos que não fumam e que praticam exercícios regulares”.
A pesquisa concluiu que a ingestão, durante seis semanas, de suplemento de melancia, melhora a hemodinâmica aórtica em adultos de meia idade com pré-hipertensão. A suplementação com L-citrulina da melancia pode reduzir as doses de remédios antidepressivos necessários ao controle da pressão sanguínea, além de evitar que a pré-hipertensão se transforme em quadro hipertensivo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.