WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Manejo correto da irrigação aumenta produtividade

Pesquisador explica que a redução da água varia de 10% a 30%

 

 O manejo correto dos sitemas de irrigação aumenta a produtividade e economiza água e energia. Foto: Esalq/USP.

A irrigação é essencial para a agricultura, pois garante que a produção não dependa do regime de chuvas. No entanto, se o processo não for feito corretamente, pode gerar desperdícios e alta nos custos. O manejo adequado determina a quantidade de água e energia aplicadas, assegurando um bom desempenho para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.

É importante considerar o clima e o solo, pois eles são determinantes nas escolhas feitas para o manejo do sistema de irrigação. O pesquisador Waldir Marouelli, da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal, explica que algumas técnicas utilizam informações do clima, como temperatura, umidade e irradiação solar, para calcular a quantidade necessária de água para a planta.

O pesquisador acrescentou que também é comum calcular a umidade do solo. Isto porque, conforme as condições climáticas, a planta retira ou doa mais umidade à terra. Ele explica que as plantas requerem mais ou menos água, de acordo com o clima seco ou úmido, quente ou frio, assim como acontece com os seres humanos.

Desse modo, Marouelli afirma que o agricultor precisa aprender a compensar a perda ou o ganho de umidade decorrente das condições climáticas, pois muitas vezes o que se estabelece é uma quantidade fixa, que não atende à demanda da planta ou desperdiça água. O manejo correto pode gerar um aumento de 10% a 30% na produtividade. Do mesmo modo, pode gerar uma economia de 20% a 30% em água e energia.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!