WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema de irrigação com linhas enterradas: o caro que sai barato!

As valas contribuem para aumentar o custo de implantação do sistema, mas, em contrapartida, permite o preparo do solo com máquinas agrícolas sem remover o sistema da área a ser preparada

Sistema de irrigação com linhas enterradas: o caro que sai barato!   Notícias Cursos CPT

 

O sistema de irrigação com as linhas enterradas apresenta maior vida útil que os portáteis e móveis, porque as tubulações ficam protegidas de choques mecânicos. Isso sem considerar que poderão ser danificadas em decorrência das repetidas manobras feitas durante as trocas de posições das linhas laterais.

“A abertura das valas, sem dúvida, contribui para aumentar o custo de implantação do sistema, mas, em contrapartida, permitirá a realização do preparo do solo, com a utilização de máquinas agrícolas, sem haver a necessidade de remover o sistema da área a ser preparada”, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão. Em outras palavras, é o famoso “caro” que sai “barato”.

Neste caso, as tubulações, que poderão ser de PVC rígido (mais comum) ou aço zincado, são instaladas sobre a superfície do solo ou enterradas a uma profundidade de aproximadamente 60 cm. Para isso, torna-se necessário abrir valas na área, em todos os locais onde as linhas deverão ser posicionadas. As valas normalmente são abertas por máquinas retroescavadoras.

“Nesse sistema, não há possibilidade de movimentar as tubulações, quando da troca de posição de irrigação. Isso será feito somente por meio da abertura e do fechamento de registros (operação manual) ou válvulas hidráulicas (operação automatizada), podendo, ainda, haver troca de aspersores em alguns casos. Por isso, a mão de obra requerida na operação de sistemas fixos de aspersão convencional é menor, quando comparada com as demais”, reitera e finaliza Carlos Henrique.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


 - Vai irrigar? Entenda as 3 potências das motobombas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?