
A parte do material que se encontra no interior da câmara de biodigestão após ter sido processado é o biofertilizante. Ele é deslocado para a caixa de descarga quando o sistema é reabastecido com nova carga, e depois, é descartado. É um produto rico em matéria orgânica, bioestabilizado, que possui todos os nutrientes que os dejetos tinham antes da biodigestão, uma vez que as perdas que ocorrem durante o processo são mínimas.
Além de não ser poluente, esse fertilizante não compete com as plantas, seus nutrientes são absorvidos mais facilmente e não tem cheiro desagradável. O professor Jorge de Lucas Júnior, no curso Construção e Operação de Biodigestores, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acrescenta outras vantagens “o biofertilizante não atrai moscas para as plantações e é livre de microrganismos patogênicos causadores de doenças nas plantas”.
Suas características o tornam um material adequado para ser aplicado como adubo nas lavouras, em substituição aos químicos, que poluem o ambiente, deixam resíduos tóxicos nos alimentos e podem causar danos à saúde do homem.
A aplicação do biofertilizante pode ser feita a lanço, com chorumeiras tratorizadas, ou na fertirrigação, por meio de aspersão. Nesse caso, após a aplicação, a irrigação deverá ser complementada utilizando apenas água, para que o material que eventualmente tenha ficado nas folhas seja removido do solo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Roberto RG Souza
13 de out. de 2020Gostaria de saber como.usar o biofertizante no pasto após a saída do gado no sistema rotacionado, e como adubo na preparação do solo para plantio de capim e outras lavouras. Isso é possível?

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de out. de 2020Olá Roberto,
O CPT tem alguns cursos sobre pastagem e criação de bovinos que irá auxiliar nessas questões e em diversas outras.
Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa