WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Fruticultura com cultivo consorciado anima agricultores

A agricultura familiar enquadra-se bem nesse modelo e, a partir da diversificação das culturas, ocorre um aumento na renda

 

Cultivo de mamão consorciado com café.

O cultivo irrigado e consorciado de goiaba, maracujá, mamão, milho, feijão verde e melancia mostra-se viável e impulsiona a agricultura, principalmente nos estados nordestinos. O sistema utiliza a irrigação localizada, por micro aspersão. Para o melhor rendimento deve-se fazer a análise do solo e o uso correto de nutrientes e agrotóxicos, que sejam classificados como limpos, não agridam ao meio ambiente e utilizados em quantidade mínima.

A agricultura familiar enquadra-se bem nesse modelo e, a partir da diversificação das culturas, ocorre um aumento na renda. O objetivo do cultivo consorciado é aproveitar o melhor período de plantio e safra de cada alimento. Isso permite uma maior produção e evita que a terra fique inutilizada.

Na fruticultura, as culturas de ciclo rápido são de 70 dias. O mamoeiro apresenta um ciclo de vida relativamente curto, e pode ser usado como cultura intercalar em plantios de diversas fruteiras de ciclo mais longo. Um exemplo de cultivo consorciado nessa estratégia é a utilização de mamão por um ano, de maracujá por dois e a fruteira permanente de goiaba, com produção de 20 anos.

Segundo o professor José Stanley, especialistas e consultor do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais, nos estados da Bahia e do Espírito Santo, os produtores vêm utilizando o mamoeiro como cultura intercalar de outros plantios comerciais, como macadâmia, café, abacate, manga, citros, coco e goiaba.

“O mamoeiro pode também ser utilizado como cultura principal, sendo intercalado com outras que tenham ciclo mais curto, a exemplo de milho, arroz, feijão, batata-doce, amendoim e leguminosas para adubação verde”, explica o professor no curso Produção de Mamão, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Com esse processo é possível utilizar um menor espaçamento para um maior número de plantas. Essa metodologia teve o projeto pioneiro praticado no Vale do Rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE) e já é seguida por muitos agricultores da região.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

João Crisóstomo Ferreira Gato

17 de jun de 2020

Estou querendo consorciar, agricultura e pecuária de pequeno porte em uma área de 15 hectares. Qual a sugestão?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jun de 2020

Olá,João Crisóstomo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área que serão fundamentais para o seu aprimoramento.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Baltazar Batista Aguiar

30 de set de 2019

Muito boa essas dicas. Tenho uma área de um hectare irrigada por aspersão. Gostaria de saber quais tipos de cultivos posso consorciar?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2019

Olá Baltazar Batista Aguiar,

Agradecemos sua visita e comentário no nosso site.

O tipo de cultura dependerá um pouco das características climáticas da região, além do mercado potencial. O ideal é realizar o plantio de uma frutífera de ciclo longo, como abacate, manga ou goiaba, juntamente com o maracujá ou o mamão.

Seria interessante buscar ajuda junto aos técnicos da EMATER da sua cidade, para que eles possam ajudá-lo a escolher as melhores opções de fruteiras.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!