Técnicas como a fertirrigação e o sistema de irrigação por gotejamento estão animando os produtores de cebola no sertão nordestino. O uso das técnicas tem trazido produtividade e lucro de maneira acessível.
Através do Projeto Lago de Sobradinho, com o apoio técnico da Embrapa Semiárido, o produtor Neuwilton de Sousa implantou os sistemas, que resultaram em um rendimento de quase 500% em quatro meses de cultivo. O custo de produção na propriedade, localizada no distrito de Bem-Bom, em Casa Nova (BA), é de cerca de R$ 11 mil por hectare, gerando um retorno de R$ 5,70 por real investido.
O cultivo serve como um Campo de Aprendizagem Tecnológica (CAT), no qual o produtor recebe assistência da Embrapa, que depois irá repassar as experiência para outros produtores. A empresa implanta o sistema de irrigação e acompanha o cultivo. O produtor fornece a propriedade, a energia elétrica e a mão de obra, ficando com a produção.
O projeto é financiado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e recebe apoio da Prefeitura de Casa Nova, que cede um técnico para acompanhar o cultivo. O sistema permanece na propriedade por um ano, até que o produtor possa ele mesmo financiar um novo. O objetivo do projeto, segundo o coordenador Sérgio Azevedo, da Embrapa Semiárido, é repassar a experiência do uso das tecnologias na região.
Os resultados atingidos no CAT foram repassados para mais de 120 produtores da região durante um Dia de Campo, realizado pela Embrapa. Os pesquisadores da empresa apresentaram o manejo da cultura, do sistema de irrigação e as formas de nutrição adotadas no cultivo. Segundo eles, a aplicação dos sistemas de fertirrigação e gotejamento na produção de cebola economiza cerca de 50% da água, 80% dos fertilizantes e 30% da mão de obra. Além da redução dos custos, acontecem a melhoria na qualidade e o aumento da produtividade.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Embrapa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Juberlandio ferreira marques
8 de jul. de 2018Bom dia Estou precisando de infornacoes sobre a lavoura de cebola . Att

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jul. de 2018Olá Juberlandio ,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Pedro Antônio Guimarães filho
28 de abr. de 2018Atualmente moro em são Paulo tô pesquisando e quero mudar radicalmente pro cultivo de hortaliças cebola ou algum tipo de irrigação no sertão do Maranhão lá o tempo é bem mais quente gostaria de algumas idéias vcs podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de abr. de 2018Olá Pedro Antônio,
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

José Flávio
10 de ago. de 2017Gostaria de saber se tem como fazer irrigação por gotejamento em terreno com declive.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de ago. de 2017Olá, José.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, é possível. Confira nesse artigo a influência do declive no custo total de uma rede de irrigação localizada. Esperamos ter ajudado!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Jorge António Rocha Moreira
29 de mai. de 2017Qual o espaçamento ideal para o plantio do feijão irrigado por gotejamento? E o da cebola, qual é o espaçamento e a melhor época de plantio?

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mai. de 2017Olá Jorge Antônio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Plantio dofeijão:
O espaçamento e a quantidade de semente a ser utilizada depende da variedade, da fertilidade do solo e do tipo de cultura (irrigada ou não). O espaçamento nas culturas irrigadas deve ser em torno de 70cm entre as linhas e de 10cm dentro da linha, colocando-se uma semente apenas em cada cova. Nos demais Estados é recomendadas o espaçamento considerando-se as variedades utilizadas nas respectivas áreas de cultivo.
Plantio da cebola:
Entre linhas, que facilita o manejo, e entre plantas deverá ser escolhido levando-se em consideração as recomendações técnicas para a cultivar e as condições locais. Em regiões ou épocas do ano sujeitas a alta umidade, adote espaçamentos mais amplos entre as plantas, ao passo que, em locais ou épocas de baixa umidade, os menores são mais adequados. Populações em torno de 500 mil plantas por hectare resultam, no geral, em bons rendimentos e bulbos de boa qualidade.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Matheus da Silva Mendes
17 de jan. de 2017Excelente artigo, parabéns! Gostaria de receber mais informações, se possível sobre os benéficios da calagem para a cultura da cebola.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de jan. de 2017Olá Matheus,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Erico Ferraz de Oliveira
15 de jan. de 2017Sempre achei que cebola no gotejamento seria bem melhor,com mais economia como está aí na matéria de vocês. como eu só tinha conhecimento molhada com micros aspersores, agora fico sabendo dos experimentos que vem dando certo e que é muito proveitoso e interessante pra nos pequenos produtores,parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jan. de 2017Olá Erico,
Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Adriano
29 de out. de 2016Quero mais informações.

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de out. de 2016Olá Adriano,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ademilton
29 de jul. de 2016Gostei do projeto quero mas informação por favor

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de ago. de 2016Olá Ademilton,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ludgero Lopes dos santos
1 de jul. de 2016Eu gostaria de aprender esta técnica é muito interessante. Eu preciso de um manual como preparar o terreno para a prática desta técnica de irrigação gotejamento e fertirrigação. Sou Engenheiro hidráulico rural vive em Guiné Bissau.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de jul. de 2016Olá Ludgero,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

EDGAR CARVALHO DE SOUSA
27 de mai. de 2016Olá meu nome e Edgar e sou técnico agrícola aqui do meu município e trabalho com agricultores familiares, e gostaria de receber informações tanto sobre plantio de cebola por gotejamento como outras culturas. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de mai. de 2016Olá Edgar,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre irrigação e agricultura, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos