WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação por aspersão é a mais adequada para a maioria das culturas

Aspersão convencional se adapta bem a diferentes tipos de solo

 

A irrigação por aspersão convencional é a mais utilizada em pequenas e médias propriedades.

 

A irrigação de lavouras beneficia o produtor porque viabiliza o cultivo em regiões com regime de chuvas irregular, aumenta os lucros e permite a programação das culturas ao longo do ano. Entre os vários sistemas, o de irrigação por aspersão é o mais conhecido pelos agricultores.  Nesse método, jatos de água lançados ao ar caem sobre a plantação como se fossem chuva.

Ele apresenta algumas variações e é classificado como convencional, subcopa, autopropelido ou pivô central. A irrigação por aspersão convencional é a mais utilizada em pequenas e médias propriedades, pois é a mais adequada para a maioria das culturas, diferentes tipos de solo e diversas condições topográficas.

Constituído de tubulação de sucção, conjunto motobomba e tubulação de recalque distribuídos entre as linhas laterais e a principal, esse sistema pode ser convencional, fixo, portátil ou semi-fixo.

Segundo o Dr. Ruben Alves de Oliveira, no curso Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, professor do departamento de Engenharia Agrícola da UFV, “a irrigação é uma das práticas mais seguras para garantir a produção agrícola. Ela deve ser vista como um meio de suprimento de água às culturas, em quantidade e no momento certo, levando em consideração as condições de solo, água, clima e da cultura, que variam de local para local”.

As principais vantagens dos sistemas de irrigação por aspersão são a facilidade de adaptação às diversas condições de solo e topografia, o maior potencial de eficiência de distribuição de água, a possibilidade de automatização total, de transporte para outras áreas e de desmonte e remoção da tubulação, o que facilita o tráfego de máquinas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

junior

13 de jun de 2013

super legal show de bola

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jun de 2013

Olá, Junior!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!