A irrigação de lavouras beneficia o produtor porque viabiliza o cultivo em regiões com regime de chuvas irregular, aumenta os lucros e permite a programação das culturas ao longo do ano. Entre os vários sistemas, o de irrigação por aspersão é o mais conhecido pelos agricultores. Nesse método, jatos de água lançados ao ar caem sobre a plantação como se fossem chuva.
Ele apresenta algumas variações e é classificado como convencional, subcopa, autopropelido ou pivô central. A irrigação por aspersão convencional é a mais utilizada em pequenas e médias propriedades, pois é a mais adequada para a maioria das culturas, diferentes tipos de solo e diversas condições topográficas.
Constituído de tubulação de sucção, conjunto motobomba e tubulação de recalque distribuídos entre as linhas laterais e a principal, esse sistema pode ser convencional, fixo, portátil ou semi-fixo.
Segundo o Dr. Ruben Alves de Oliveira, no curso Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, professor do departamento de Engenharia Agrícola da UFV, “a irrigação é uma das práticas mais seguras para garantir a produção agrícola. Ela deve ser vista como um meio de suprimento de água às culturas, em quantidade e no momento certo, levando em consideração as condições de solo, água, clima e da cultura, que variam de local para local”.
As principais vantagens dos sistemas de irrigação por aspersão são a facilidade de adaptação às diversas condições de solo e topografia, o maior potencial de eficiência de distribuição de água, a possibilidade de automatização total, de transporte para outras áreas e de desmonte e remoção da tubulação, o que facilita o tráfego de máquinas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

junior
13 de jun. de 2013super legal show de bola

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jun. de 2013Olá, Junior!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos