WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Programa ABC concede incentivos a produtores que fazem manejo adequado do solo

Aumento da produtividade e da lucratividade são alguns dos resultados aguardados com o plantio direto

 

 O Plano ABC vai beneficiar os produtores que contribuírem com o ambiente com ações como o plantio direto. Foto: Embrapa.

Nos últimos tempos, os produtores rurais têm procurado produzir de maneira cada vez mais sustentável, tanto por atender às demandas dos próprios consumidores quanto por ajudar na conservação e no aumento dos lucros. Para o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, da Embrapa Agropecuária Oeste, este é um grande avanço no modo de se produzir.

Rodrigo ministrou uma palestra no último dia 27, durante a Showtec, feira realizada pela Fundação MS, em Maracaju/MS. O objetivo da feira é exatamente propor tecnologias para uma agricultura mais sustentável e lucrativa. Na palestra, o pesquisador destacou a importância do Sistema de Plantio Direto (SPD). Esta é uma das técnicas defendidas pelo Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O plantio direto tem como principais fundamentos a manutenção da camada de solo coberto, o não revolvimento da terra e a rotação de culturas. As culturas envolvidas são beneficiadas com a fertilidade do solo e a conservação das características físico-químicas dele. A crotália, as braquiárias e o sorgo são alguns exemplos de espécies capazes de renovar o solo, facilitando o cultivo de outras lavouras.

O doutor em produção vegetal Lino Roberto Ferreira, professor do curso Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que o plantio direto favorece a formação de matéria orgânica que aumenta a fertilidade do solo. Desse modo, é possível reduzir o tempo entre uma lavoura e outra, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?