WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Lavouras produtivas dependem de uma boa irrigação

A irrigação é considerada uma prática agrícola indispensável para se obter lavouras com produtividades elevadas e de boa qualidade

Lavouras produtivas dependem de uma boa irrigação   Notícias Cursos CPT

 

É indiscutível a importância da água para o desenvolvimento e produtividade das culturas. Por essa razão, a irrigação é considerada uma prática agrícola indispensável para se obter lavouras com produtividades elevadas e de boa qualidade, uma vez que ela permite obter vários benefícios, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, Engenheiro Agrícola e Especialista em Sistemas de Irrigação, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão.

Entre esses benefícios, destacam-se:


- Redução dos riscos de perda de produção: com a irrigação o produtor terá garantia de que as culturas não sofrerão estresse hídrico, pois não ficarão totalmente dependentes de as chuvas ocorrerem no momento certo e na quantidade necessária para que ocorra o desenvolvimento adequado e a produção satisfatória. O feijoeiro, por exemplo, é uma cultura que não tolera falta de água nos períodos de florescimento e formação de vagens. Assim, havendo possibilidades de praticar a irrigação, o produtor passará a ter maior segurança de que a sua colheita será satisfatória.

- Maior produtividade: é sabido que a quantidade produzida está diretamente relacionada com a disponibilidade de água para as plantas, desde que outros fatores estejam adequados, como: nutrição e tratos culturais. “Podemos afirmar, portanto, que o fornecimento adequado de água para as plantas, durante o ciclo produtivo das mesmas, resultará em maior produtividade”, garante o especialista em sistemas de irrigação.

- Aumento dos lucros para o produtor: a redução de riscos e o aumento da produtividade das culturas resultam em aumento de lucros para o produtor rural. Isso sem falar que a irrigação permite ainda a produção nas entressafras, o que contribui ainda mais para aumento significativo na produção e possibilita alcançar melhores preços de venda dos produtos gerando maiores lucros para o produtor.

- Incorporação de novas áreas ao sistema produtivo: viabiliza a implantação de lavouras em regiões mais secas, onde os plantios são impraticáveis ou de baixas produtividades sem a irrigação.

- Melhoria da qualidade de vida do homem do campo: assim, é possível dizer que a irrigação possibilita a permanência do homem no campo, assegurando redução do êxodo de milhares de pessoas do meio rural, evitando os aglomerados de favelas nas periferias das grandes cidades.

A irrigação por aspersão é um dos métodos mais utilizados no Brasil, uma vez que ela pode ser utilizada para irrigar uma grande variedade de culturas, é de fácil adaptação a diferentes tipos de solos e topografias (plana ou inclinada), além de ser fácil o manejo e a operação do sistema, finaliza Carlos Henrique.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?