
É indiscutível a importância da água para o desenvolvimento e produtividade das culturas. Por essa razão, a irrigação é considerada uma prática agrícola indispensável para se obter lavouras com produtividades elevadas e de boa qualidade, uma vez que ela permite obter vários benefícios, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, Engenheiro Agrícola e Especialista em Sistemas de Irrigação, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Curso Online.
Entre esses benefícios, destacam-se:
- Redução dos riscos de perda de produção: com a irrigação o produtor terá garantia de que as culturas não sofrerão estresse hídrico, pois não ficarão totalmente dependentes de as chuvas ocorrerem no momento certo e na quantidade necessária para que ocorra o desenvolvimento adequado e a produção satisfatória. O feijoeiro, por exemplo, é uma cultura que não tolera falta de água nos períodos de florescimento e formação de vagens. Assim, havendo possibilidades de praticar a irrigação, o produtor passará a ter maior segurança de que a sua colheita será satisfatória.
- Maior produtividade: é sabido que a quantidade produzida está diretamente relacionada com a disponibilidade de água para as plantas, desde que outros fatores estejam adequados, como: nutrição e tratos culturais. “Podemos afirmar, portanto, que o fornecimento adequado de água para as plantas, durante o ciclo produtivo das mesmas, resultará em maior produtividade”, garante o especialista em sistemas de irrigação.
- Aumento dos lucros para o produtor: a redução de riscos e o aumento da produtividade das culturas resultam em aumento de lucros para o produtor rural. Isso sem falar que a irrigação permite ainda a produção nas entressafras, o que contribui ainda mais para aumento significativo na produção e possibilita alcançar melhores preços de venda dos produtos gerando maiores lucros para o produtor.
- Incorporação de novas áreas ao sistema produtivo: viabiliza a implantação de lavouras em regiões mais secas, onde os plantios são impraticáveis ou de baixas produtividades sem a irrigação.
- Melhoria da qualidade de vida do homem do campo: assim, é possível dizer que a irrigação possibilita a permanência do homem no campo, assegurando redução do êxodo de milhares de pessoas do meio rural, evitando os aglomerados de favelas nas periferias das grandes cidades.
A irrigação por aspersão é um dos métodos mais utilizados no Brasil, uma vez que ela pode ser utilizada para irrigar uma grande variedade de culturas, é de fácil adaptação a diferentes tipos de solos e topografias (plana ou inclinada), além de ser fácil o manejo e a operação do sistema, finaliza Carlos Henrique.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.