WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Ipen desenvolve curativo com óleo de açaí

O fruto ajuda em queimaduras e dermatites, pois tem propriedades regenerativas

 

 O óleo de açaí tem propriedades curativas e regenerativas.

Famoso pelo consumo da polpa como alimento, o açaí pode inclusive curar doenças de pele. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em associação com a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um curativo à base do óleo da planta, próprios para lesões cutâneas. O emplastro ainda está sendo testado, mas espera-se que possa ser usado em queimaduras, dermatites, escamações e ressecamento.

A pesquisadora Ana Carolina Machado, responsável pelo estudo, explica que os ácidos graxos e antioxidantes presentes no óleo de açaí são muito importantes para a regeneração do tecido da pele. Já os hidrogéis, compostos associados ao fruto, são curativos próprios para queimaduras, pois são ricos em água.

A parte mais complicada do estudo, de acordo com Ana Carolina, foi misturar a água do gel e o óleo do açaí, transformando-os em um só produto. Foi preciso usar radiação para unir as moléculas. Os testes foram feitos em animais e os resultados foram positivos. A pesquisadora garante que os custos são baixos e que o o produto poderá ser comercializado.

A dermatologista Maria Bergo, professora do curso Uso de Plantas Medicinais em Dermatologia, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita no potencial das plantas como curativos para doenças, principalmente, da pele, pois costumam ter poucos efeitos colaterais, apesar de o curativo à base de óleo de açaí não ser um fit oterápico .Mas ela defende que é preciso consultar um médico antes de começar a usar um medicamento novo.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!