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Fidelização de clientes é essencial para o futuro da empresa

Atualmente, é preciso ter competência na pré e na pós-venda

É muito importante ter em mente que a venda não se resume ao momento da aquisição.

O mercado está cada vez mais competitivo. Novas ideias, produtos e serviços estão sempre surgindo, por isso, é preciso estar atento às novidades e às atitudes do concorrente. Atualmente, ao contrário de alguns anos atrás, em que a inflação e a falta de concorrência permitiam negociar sem maiores esforços, mais do que oferecer bons produtos, é preciso saber vender.

A sobrevivência da empresa depende da sua capacidade de venda. Não adianta saber comprar, estocar, cobrar, se não conseguir vender, afinal, sem as vendas, nenhuma dessas outras etapas têm razão de ser. Essa tarefa, porém, não pode ser feita por qualquer pessoa. O vendedor precisa ter talento, conhecimento, treinamento e estar sempre buscando atualização.

O ato de vender não se resume a “tirar pedidos”, mas envolve a conquista do cliente. O pedido garante a saúde da empresa no presente, mas a fidelização do consumidor garante o seu crescimento futuro. “As principais atribuições de uma loja devem ser atrair o cliente e depois fazer com que eles retornem para comprar mais vezes, percebendo que atendem suas necessidades e superam suas expectativas. O consumidor que volta várias vezes para comprar na mesma loja, é o melhor indicador da eficiência dos métodos de vendas”, afirma o professor Pedro Moreira, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É muito importante ter em mente que a venda não se resume ao momento da aquisição. Hoje, esse processo requer competência na pré e na pós-venda. O não atendimento desses requisitos pode acarretar perdas para a organização.

Desse modo, é preciso investir no treinamento dos colaboradores em negociação e marketing. “É o treinamento que forja o profissional, que qualifica uma pessoa a exercer com eficiência uma função”, acrescenta o professor, pós-graduado em marketing.

Oferecendo um bom atendimento, produtos e serviços de alta qualidade, a empresa acaba transformando o cliente no seu melhor vendedor. E essa é a melhor estratégia de vendas: clientes satisfeitos.

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