WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Energia sustentável tem oferta ampliada com sebo bovino

Bagaço de cana, dejetos de suínos e aves, e os resíduos de origem silvícola e agrícola são outras matérias-primas para produção de biocombustíveis

O que consolidou a gordura do boi como uma das principais matérias-primas foi sua viabilidade econômica.

O que consolidou a gordura do boi como uma das principais matérias-primas foi sua viabilidade econômica.

O uso do sebo bovino na produção de biodiesel favorece o Decreto  nº 7.404, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Aumentar a oferta de energia no país com o aproveitamento de biomassa, matéria orgânica de animais e vegetais, é uma das ações previstas no mesmo. No ano de 2010, a gordura bovina correspondeu a cerca  de 15% do biocombustível fabricado no Brasil.

O coordenador-geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Denilson Ferreira, ressalta que   “além de ser baseada nos critérios de sustentabilidade, a energia gerada por meio da biomassa pode garantir renda para os agricultores, já que o nosso país tem potencial para produção de energia a partir de resíduos gerados pelas atividades agrícola, pecuária e silvícola”.

Além da produção do combustível, a utilização da matéria orgânica contribui na redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Outras matérias-primas são o bagaço da cana, correspondendo a 13% da energia gerada; dejetos de suínos e aves, para geração de biogás; e resíduos de origem silvícola e agrícola, como a casca de arroz.

O que consolidou a gordura do boi como uma das principais matérias-primas foi sua viabilidade econômica. O sebo é mais barato do que o óleo de soja. Pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro indicam que são retirados 20 quilos de sebo de cada boi abatido. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne e detém o maior rebanho de gado de corte do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças.

De acordo com o professor Dr. Paulo Anselmo Ziani Suarez, no curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado e desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  “o custo do biodiesel depende do custo da matéria-prima principal. Por isso, o uso de matérias-primas alternativas, são tão vantajosas financeiramente”.

No caso do bagaço da cana, seu aproveitamento foi baseado nos critérios de sustentabilidade e  aumento de competitividade do segmento, que pode suprir a necessidade energética das usinas e vender o excedente para empresas de distribuição de energia.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edinaldo Martins

27 de ago. de 2023

Melhores informações

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2023

Olá, Edinaldo Martins! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?